Temer cancela viagem à Ásia para não prejudicar votações no Congresso
O presidente Michel Temer cancelou a viagem que faria à Ásia entre os dias 4 e 12 de maio. Segundo a assessoria do Itamaraty, o motivo foi não comprometer as votações no Congresso, já que os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), também teriam que se ausentar do país.
"Tendo em vista o calendário eleitoral, a concentração de votações no Congresso, essenciais ao programa de reformas do Governo, e a necessidade da ausência simultânea do país dos presidentes das duas Casas legislativas, durante o período da visita, por exigência da lei eleitoral, a pauta de votações no Congresso ficaria prejudicada", diz a nota.
Como Temer não tem vice-presidente, caberia a Maia e, na ausência dele, a Eunício, assumir o cargo. Mas, por conta da legislação eleitoral, os dois não poderiam concorrer nas eleições em outubro se ficassem interinamente na Presidência da República - Maia diz que é pré-candidato à Presidência e Eunício concorrerá à reeleição. Para que não assumam, teriam também que viajar para fora do país, o que deixaria interinos no comando das Casas Legislativas.
Esta é a segunda vez que Temer cancela o roteiro que faria pela Ásia. Em janeiro, o presidente desistiu de viajar após passar por procedimentos cirúrgicos e médicos recomendarem que repousasse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.