Maia critica cota para campanha de mulheres concedida pelo TSE
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (23) que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de destinar 30% dos recursos do fundo eleitoral para as campanhas de candidatas mulheres é "meritória", mas errada.
Na visão do deputado, a Corte assumiu um papel que não é seu e legislou no lugar do Congresso Nacional.
"O ativismo judiciário de ontem infelizmente foi claro. Isso acaba gerando insegurança jurídica para todos", afirmou Maia. "Não podemos, com boas ideias, dar precedentes para que juízes legislem em outras causas talvez não tão populares."
Pré-candidato à Presidência, Maia ressaltou que as políticas implementadas até agora para ampliar a participação da mulher na política, com base em leis votadas pelo Congresso, não tiveram o potencial de aumentar as chances das candidatas nas disputas eleitorais.
"Talvez você use recursos públicos de forma equivocada. É claro que todos os partidos que têm candidatas mulheres com mais chances vão investir da mesma forma que nos homens", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.