IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banrisul protocola prospecto para IPO da unidade de cartões

28/05/2018 11h04

O Banrisul informou que protocolou na última sexta-feira na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o prospecto preliminar para a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da sua unidade de cartões.

A operação compreenderá a emissão de novas ações preferenciais pelo Banrisul Cartões, em aumento de capital (oferta primária), e a venda de ações preferenciais pelo Estado do Rio Grande do Sul (oferta secundária). "As ações preferenciais que serão objeto da oferta secundária serão recebidas pelo acionista vendedor em pagamento da redução de capital do Banrisul, aprovada na assembleia geral extraordinária realizada em 10 de abril", diz o banco gaúcho.

O próprio Banrisul é o coordenador líder da oferta e o BTG Pactual atuará como coordenador adicional.

Adicionalmente, o Banrisul manifestou a intenção, "irrevogável e irretratável", de realizar uma subscrição privada de ações ordinárias e preferenciais a serem emitidas pelo Banrisul Cartões antes da obtenção do registro da oferta e logo após a finalização do procedimento de coleta de intenções de investimento, ao mesmo preço por ação que vier a ser fixado no referido procedimento.

"O intuito da emissão de ações ordinárias é adequar a estrutura acionária do Banrisul Cartões previamente à emissão das ações preferenciais no âmbito da oferta (IPO); e de ações preferenciais é viabilizar o empréstimo de ações para a realização das atividades de estabilização, visto que o acionista controlador do Banrisul Cartões não possuirá ações preferenciais após a oferta e o acionista vendedor venderá a totalidade das ações preferenciais do Banrisul Cartões que vier a ser titular no âmbito da oferta", explica o banco.