IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Odebrecht negocia venda da Braskem com com holandesa LyondellBasell

15/06/2018 09h35

(Atualizada às 10h46) A Odebrecht negocia a venda da totalidade de sua participação na Braskem para a holandesa LyondellBasell, segundo comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira (15) pela empresa petroquímica, que tem ações negociadas na bolsa.

O Valor antecipou, em 24 de maio, que a multinacional apresentou uma oferta à Odebrecht, que controla a Braskem. A Petrobras é sócia da empresa.

"As negociações estão em estágio preliminar e foi concedida exclusividade à LyondellBasell no âmbito das tratativas, que são regidas por acordo de confidencialidade", diz o documento.

A Braskem também foi informada pela controladora de que a operação está sujeita a determinadas condições, entre as quais uma diligência contábil, à negociação de contratos definitivos e às aprovações societárias, "não existindo, nesta data, qualquer obrigação vinculante entre LyondellBasell".

Conforme a petroquímica, caso a transação seja consumada, os demais acionistas da Braskem têm garantidas as mesmas condições que forem negociadas com a Odebrecht.

Segundo oValor apurou, a transação prevê o pagamento em dinheiro e ações da LyondellBasell e avalia a Braskem em R$ 41,5 bilhões, ou US$ 11,5 bilhões.

Em nota conjunta à imprensa, as companhias destacam que "LyondellBasell e Braskem compartilham uma forte cultura de excelência operacional e legados de inovação". "Acreditamos que a potencial combinação das forças complementares, portfólios de produtos e áreas operacionais de LyondellBasell e Braskem criariam um valor significativo aos nossos acionistas, clientes e colaboradores", informaram.

Petrobras

A Petrobras informou que, caso a negociação seja finalizada com êxito, a estatal brasileira irá analisar os termos e condições da oferta, "de forma a avaliar o exercício dos seus direitos previstos no acordo de acionistas" da petroquímica.

A petroleira informou que recebeu, na quinta-feira, correspondência da Odebrecht, acionista controladora da Braskem, comunicando o início das tratativas com a holandesa.