IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Demanda das pequenas empresas por crédito avança em julho, diz Serasa

20/08/2018 13h17

A demanda das empresas por crédito cresceu 4,1% em julho, na comparação com o mês anterior, mas caiu 5,1% em relação ao mesmo período em 2017, segundo a Serasa Experian. De janeiro a julho, a demanda por crédito sobe apenas 0,9% sobre igual intervalo no ano passado.

Segundo o birô de crédito, as empresas ainda adotam uma postura cautelosa por causa das incertezas do cenário político-econômico.

O aumento da busca por crédito em julho ante junho ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, segmento em que a demanda cresceu 4,3%. Nas médias empresas houve retração de 1,8%. Nas grandes, queda de 0,4%.

Na comparação com os primeiros sete meses do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 1% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas, houve retração de 4,8% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2,1%.

No corte por setor, a indústria aumentou a demanda por crédito em 3,7% em relação a junho. Nos serviços, houve crescimento de 4,1% e nas empresas, alta de 4,2%.

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.