Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Uma equipe bem treinada é o diferencial da sua empresa

Filomena Garcia

Colunista do UOL,em São Paulo

14/05/2013 06h00

Neste mês, o primeiro curso sobre franquias do Brasil, batizado de Franchising University, completa 20 anos. Centenas de executivos já participaram desse treinamento, que continua a formar especialistas na área.

Com certeza, o segmento de franquias não é o único mercado que teve que desenvolver cursos específicos para disseminar seus principais conceitos.

Sabemos que as formações mais tradicionais funcionam muito bem como base para qualquer administrador, mas elas não costumam trazer as questões mais relevantes e a experiência específica de um mercado, essenciais no dia a dia dos negócios. Daí a necessidade de treinamentos complementares.

Os treinamentos também são fundamentais para preparar a equipe e assim conseguir diferenciar uma empresa de seus concorrentes. Cada vez mais, o diferencial de uma marca não está só na qualidade dos seus produtos ou serviços, mas sim na experiência que ela entrega aos seus clientes no ato da compra.

Seguindo essa linha de pensamento, o ideal é que cada empresa desenvolva um módulo de treinamento que tenha o seu jeito de ser, para transmitir para sua equipe aquilo que somente aquela empresa sabe fazer bem.

Por isso, o primeiro passo é descobrir quais são os diferenciais da sua marca e traduzi-los em uma experiência única na hora da compra. O segundo passo é identificar qual o perfil que seus colaboradores precisarão ter para assimilar essas características.

Só depois chega a hora de treiná-los nas questões técnicas desta função e transmitir aquilo que verdadeiramente faz sua empresa ser diferente das demais.

Na minha opinião, esse é o ponto que poucas marcas conseguem alcançar. Raras empresas são capazes de transmitir a seus colaboradores a alma do negócio, seu DNA, sem que isso seja somente uma regra a ser seguida ou um discurso a ser dito de uma determinada forma.

O desafio é transformar o DNA da marca numa cultura verdadeira, reproduzida pelos colaboradores de forma natural, sem que eles tenham que se esforçar para isso.

É verdade que muitas empresas têm treinado suas equipes ultimamente –o que é uma ótima notícia, nós consumidores agradecemos.

Mas quem acha que basta dar um treinamento para automaticamente conseguir tirar os melhores resultados da equipe, provavelmente não conseguirá criar sua própria diferenciação.

Portanto, se ainda não existe um treinamento que mostre os diferenciais do seu negócio, ouse e crie esse curso.

Quem sabe daqui a 20 anos você estará não apenas comemorando os resultados que conseguiu no seu próprio negócio como também terá criado de fato uma empresa muito mais sustentável e consistente.