IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Campanha quer aumentar consumo de carne suína com preços mais baixos

Do UOL, em São Paulo

02/10/2013 16h44

O Brasil é um dos maiores produtores de carne suína. Porém, a população ainda consome menos do que países como os Estados Unidos, por exemplo. Lá, são cerca de 30 kg per capita por ano. Por aqui, o consumo é em torno de 15 kg.

Para tentar aumentar o consumo, a ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou nesta quarta-feira (2) a Semana Nacional da Carne Suína, que segue até o próximo dia 16.

O objetivo da ação é passar de 15 para 18 kg anuais até 2015, de acordo com a ABCS.

Para isso, mais de 500 lojas da rede Pão de Açúcar em 17 Estados apresentam até 40 tipos de cortes e ampliaram a exposição de carne suína em 50% nas gôndolas para o período.

Os consumidores também terão acesso a dicas de preparo e informações sobre a carne, além de degustação e oficinas gastronômicas. Todas as lojas também irão oferecer descontos de até 25% nas carnes suínas.

De acordo com o Sebrae, o Brasil é o 4º maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Em 2012, o país foi responsável por cerca de 3,5 milhões de toneladas da carne, das quais 85% foram vendidas no mercado interno e 15% foram exportadas. O setor gerou US$ 1,5 bilhão em divisas e um PIB (Produto Interno Bruto) superior a US$ 8 bilhões.

Esta campanha, intitulada "A Carne Suína é 10", acontecerá uma vez por ano, sempre em outubro.