IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que é mais importante na carreira: técnica ou comportamento?

17/11/2014 14h25

O que é mais importante para sua carreira atualmente: habilidade técnica ou comportamental? É verdade que ambos são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional. Sem dúvida, porém, o fator que impulsiona ou faz você tropeçar é sua habilidade comportamental.

Há pouco tempo, ser um especialista em qualquer habilidade técnica garantia um trabalho e, até mesmo, segurava um profissional na empresa.

Tudo mudou. Vivemos em um mundo tecnológico veloz, em que qualquer profissional com o mínimo de vontade consegue ser um especialista em qualquer coisa, ao custo de uma banda larga. Isso quer dizer que a habilidade comportamental está sendo valorizada e é o que faz a diferença na vida de qualquer profissional.

Habilidade comportamental não pode ser comprada, terceirizada ou ensinada. Não é de fora para dentro e sim de dentro para fora. Não está atrelada à idade cronológica, tampouco à experiência profissional.

Existem vários profissionais com idade cronológica avançada e que são extremamente imaturos em termos comportamentais. Da mesma forma, muitos jovens não têm sequer experiência profissional, mas são extremamente maduros na parte comportamental. Habilidade comportamental está ligada à escolha interna de cada ser humano.

Existem pessoas reclamando de suas empresas todos os dias. Elas não têm nenhum momento de alegria e, por isso, precisam de um alerta. Precisam despertar. Esta é a sua oportunidade de acordar e tomar as rédeas da carreira.

Por isso, despertar na carreira e estar atento ao impacto que seu comportamento tem gerado na empresa é fundamental para o sucesso. Afinal de contas, muitos profissionais estão pautando seus resultados em expectativas irreais e, por isso, não alcançam suas metas.

Se ligue e tenha foco para desenvolver cada vez mais sua habilidade comportamental. Esta, sim, irá garantir que o mercado de trabalho queira você.