IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer sucesso na carreira? Não pode ter preguiça nem enrolar; veja 20 dicas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Daniela do Lago

30/12/2015 06h00

Todo mundo quer o trabalho perfeito: muito bem remunerado, respeitado, com notoriedade, estimulante intelectualmente e que proporcione desenvolvimento pessoal. Mas muitos desses profissionais não sabem por que esse não é o seu emprego.

É impressionante como há pessoas que ainda vivem na expectativa irreal. Sonham com a glória profissional, mas se esquecem de fazer o básico no trabalho.

Pelas empresas por onde passo em todo o país, ainda observo outro tipo de atitude prejudicial no trabalho, infelizmente.

Vejo muitos desses profissionais com preguiça de estudar e se desenvolver. Inúmeros brasileiros chegam atrasados ao trabalho, não assumem responsabilidades, torcem para chegar logo a sexta-feira, reclamam das segundas, ficam contando dias no calendário para um feriado nacional e a maioria esmagadora se acha melhor que seu chefe.

De nada adianta querer o trabalho perfeito se você não encarar a realidade e fizer o que tem que ser feito. Neste país, infelizmente, vendem-se muitas facilidades. Alguns poucos ganham muito dinheiro vendendo ilusões, ludibriando aqueles que querem ter sucesso com rapidez e pouco esforço. É um comportamento que prejudica demais o desenvolvimento do Brasil.

Peço desculpas se estou sendo muito direta, mas meu papel como coach e professora é destacar o que precisamos ouvir, e não o que é mais agradável. Chegou o momento de encararmos a realidade como ela é, e não o que gostaríamos que fosse.

Minha sugestão é que você repasse esse artigo a todas as pessoas de seu departamento e de sua empresa com o intuito de proporcionar uma autoavaliação sobre suas atitudes no dia a dia de trabalho. E por que não aproveitar essas dicas e transformá-las em metas para ano novo que se inicia? Pequenas ações, grandes mudanças em 2016.

20 atitudes positivas

Escrevo aqui algumas atitudes básicas comportamentais no trabalho, mas de extrema importância para a construção de uma carreira de sucesso:

  1. Falou que vai fazer? Faça.
  2. Começou um projeto? Termine.
  3. Marcou reunião naquele horário? Seja pontual.
  4. Alguém fez um excelente trabalho? Elogie.
  5. Colega não sabe fazer uma atividade? Ensine.
  6. Tem problema no departamento? Resolva.
  7. Alguém discorda de sua opinião? Ouça e respeite.
  8. Colega sugeriu alternativa melhor que a sua? Aceite.
  9. Aquela tarefa não faz sentido? Questione.
  10. Quer um trabalho desafiador? Desenvolva-se.
  11. Enxerga outra forma de fazer uma tarefa? Proponha.
  12. Cometeu um erro? Corrija e aprenda.
  13. Quer ganhar mais? Entregue mais.
  14. Quer ser promovido? Assuma mais responsabilidades.
  15. Quer criar algo novo e espetacular? Estude.
  16. Quer ter uma imagem positiva? Pare de reclamar na área do café.
  17. Quer ficar quieto, sem ser incomodado? Faça seu trabalho e não atrapalhe os outros.
  18. Seu chefe não sabe o que faz? Analise, pontue e tenha paciência (afinal, ele é o seu chefe).
  19. Quer gerar bom clima na sua área? Seja proativo.
  20. Não gosta da sua empresa? Mude.

 

Faça tudo com excelência. Você jamais será prejudicado por ser um profissional excelente. Que em 2016 você seja o melhor que puder ser.

Gostou do artigo? Então compartilhe!