Relíquia exótica: coração de Santos Dumont está exposto em museu no Rio
Neste 20 de julho de 2023, comemora-se o 150º aniversário do nascimento de Alberto Santos Dumont. O que pouca gente sabe é que o coração do pioneiro da aviação e inventor do 14-Bis está preservado e exposto em um museu no Rio de Janeiro.
Relíquia exótica
O coração de Santos Dumont faz parte de uma das exposições permanentes do Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. O item, que certamente é uma das relíquias mais exóticas da instituição, está preservado em uma redoma de metal e fica exposto no segundo andar do local.
Segundo a Agência Brasil, o coração do brasileiro foi retirado pelo médico Walter Haberfeld, que ficou responsável por tratar o corpo antes do sepultamento. O coração foi recuperado na década de 1940 e foi guardado em uma peça em exposição no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.
A exposição dedicada especialmente a Santos Dumont permeia as invenções do aviador, como também sua vida pessoal e curiosidades. Ela conta com uma valiosa coleção fotográfica e até mesmo réplicas dos aviões 14-Bis e Demoiselle.
Outros itens inusitados também fazem parte do acervo do museu, como uma maleta de couro marrom forrada de pano amarelo que pertenceu a Santos Dumont.
Em comemoração ao 150º aniversário de Santos Dumont, inclusive, o museu promoverá um evento especial nos dias 29 e 30 de julho, com direito a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No dia 23 também acontece a Corrida 150 anos de Santos Dumont, na praia de Ipanema.
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Localizado no bairro de Sulacap, na zona oeste do Rio, o espaço tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.
Deixe seu comentário