Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Luxo e segurança: jato mais vendido no mundo é brasileiro

Em agosto, o jato brasileiro Phenom 300 se tornou o favorito nos EUA, desbancando os aviões da família Excel, da norte-americana Cessna (Textron Aviation).

Entre agosto de 2022 e julho de 2023, o avião brasileiro registrou 360.334 pousos e decolagens nos Estados Unidos. Esse valor é maior que as 358.946 operações envolvendo os aviões Cessna Citation Excel, quase quatro a menos por dia que o jato da Embraer.

O modelo norte-americano era o favorito por quase 15 anos não consecutivos.

O avião

Jato Embraer Phenom 300 é o mais vendido mundialmente na categoria e o mais operado nos EUA
Jato Embraer Phenom 300 é o mais vendido mundialmente na categoria e o mais operado nos EUA Imagem: Divulgação/Embraer

Desde 2009. O Phenom 300 é um jato executivo bimotor leve, que começou a operar em 2009. Tem capacidade para até 10 passageiros mais o piloto.

Duas versões. Além do Phenom 300, existe atualmente o Phenom 300E. O segundo é uma versão modernizada, com novos motores, equipamentos de voo e outro tipo de interior. Os dois são entregues atualmente pela Embraer.

Irmão maior. O modelo é o maior da família Phenom, que também é composta pelo Phenom 100, que leva até oito pessoas a bordo. Ambos podem ser comandados por apenas um piloto.

Voa mais alto. Enquanto aviões comerciais de passageiros voam, em grande parte, até 12,5 km de altitude, os Phenom 300 chegam a até 13,7 km acima do nível do mar. Isso garante uma maior economia de combustível e permite uma viagem mais rápida na maioria das vezes.

Continua após a publicidade

Mais vendido do mundo

Cabine de comando do jato executivo Embraer Phenom 300
Cabine de comando do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Recorde de entregas. O Phenom 300 é o jato executivo leve com o maior número de vendas por 11 anos consecutivos, segundo dados da General Aviation Manufacturers Association (Associação de Fabricantes da Aaviação Geral).

Primeiro exemplar foi entregue em 2009. Desde então, já foram mais de 728 unidades entregues em 36 países.

Acidentes. Os Phenom 300 registraram dois acidentes com mortes. Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, nenhum ocorreu no Brasil.

Familiares de bin Laden. Em um desses acidentes, um avião do modelo pertencente à empresa da família do terrorista Osama bin Laden (1957-2011) caiu na Inglaterra em 2015. A bordo estavam alguns de seus parentes, segundo o embaixador saudita no Reino Unido à época.

Continua após a publicidade

Luxos

Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Interior personalizado. O comprador pode escolher os detalhes do interior de seu avião conforme o próprio gosto. A fabricante disponibiliza diversas versões de tecidos e costuras, além de estilos diferentes de cores.

Entretenimento e conforto. O avião tem um sistema de controle de iluminação a bordo, além de monitor retrátil. As poltronas têm braços retráteis e apoios, como o de cabeça, ajustáveis.

Tela do sistema de entretenimento do Embraer Phenom 300
Tela do sistema de entretenimento do Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Divã. Entre as configurações, existe a possibilidade de ser colocado um divã de dois lugares a bordo. Ainda é possível esticar uma mesa ampla para refeições ou trabalho durante o voo.

Continua após a publicidade

Copa a bordo. No avião há uma estação onde podem ser colocadas bebidas e alimentos para serem consumidos durante o voo.

Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer
Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer Imagem: Embraer

Bagageiro amplo. O compartimento de bagagem do avião comporta seis malas grandes, seis malas de mão, quatro bolsas menores, além de equipamentos de esqui e de golfe de uma única vez. Seu volume é de 2.400 litros, três vezes maior do que o de um carro como o Mitsubishi Outlander.

Pressurização. A pressurização do Phenom 300E reproduz uma altitude de 1.820 m, similar à da cidade de Campos do Jordão (SP), que fica 1.639 metros acima do nível do mar. Aviões comerciais de grande porte reproduzem uma altitude de cerca de 2,4 km de altitude. Quanto mais próximo do nível do mar, melhor a sensação na cabine de voo e menos cansaço é gerado.

Distância. Com o Phenom 300E, é possível viajar de São Paulo a Santiago, no Chile, ou a Manaus (AM) sem escala. Ainda é possível chegar do Brasil (partindo do Nordeste) à Europa (Portugal e Espanha) fazendo apenas uma escala.

Por que cresce?

Recorte mostra o interior do Embraer Phenom 300
Recorte mostra o interior do Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Continua após a publicidade

Queima menos combustível. Embora não seja possível determinar um padrão de consumo exato entre as aeronaves, operadores do modelo veem que, dentro de determinado tempo de uso, o preço de operação do Phenom 300 acaba sendo menor que outras aeronaves similares.

Segurança. O Phenom 300E é o único avião da aviação executiva, segundo a Embraer, que possui um sistema de prevenção de saída de pista. Por meio de dados do GPS e de sensores da aeronave, ela é capaz de calcular se o pouso ainda pode ser feito em segurança ou se será necessário arremeter.

Quanto custa?

Preço. O Phenom 300 custa US$ 12,5 milhões na versão tipicamente equipada. Concorrentes da mesma categoria, como o Cessna XLS+ custam a partir de US$ 13 milhões, podendo chegar a US$ 16,9 milhões, segundo os sites Business Jet Traveler e Guardian Jet.

Compartilhado. A Avantto, uma das maiores empresas de compartilhamento de aeronaves do país, comercializa cotas do Phenom 300 que podem ser adquiridas como uma fração do avião. Assim, a aeronave é utilizada por vários proprietários, otimizando seu aproveitamento e diminuindo a quantidade de horas paradas.

Aporte. O modelo operado pela empresa comporta até oito passageiros a bordo. Quem quiser se tornar dono de uma parte de um desses aviões deve fazer um investimento inicial de US$ 1,7 milhão (R$ 8,5 milhões).

Continua após a publicidade

Limite. Com esse valor, o cotista tem direito a voar até 120 horas por ano, respeitando o limite de dez horas por mês.

Custos mensais. Ainda é necessário arcar com custos fixos do modelo, na ordem de R$ 52 mil para cada cotista ao mês, que ainda tem de desembolsar mais R$ 12 mil por hora voada no jato.

Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer
Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer Imagem: Embraer

Quem opera o modelo?

No Brasil, são 68 unidades do Phenom 300 registradas. Empresas de compartilhamento de aeronaves (como Avantto, Prime You e, a partir de 2024, Amaro Aviation), e de táxi aéreo, como Líder, operam o avião.

Lojas Americanas. A empresa, que está passando por um processo de recuperação judicial, anunciou entre seus bens um avião do modelo.

Continua após a publicidade

Até bispos. A Igreja Universal do Reino de Deus também é operadora de um Phenom 300.

NetJets. A gigante empresa do setor de táxi aéreo e de propriedade compartilhada de aeronaves possui 100 exemplares do Phenom 300. A empresa deve começar a receber ainda este ano uma nova encomenda de 100 unidades do Phenom 300E, em um negócio anunciado em 2021 no valor de US$ 1,2 bilhão.

Ficha Técnica

Modelo: Phenom 300
Fabricante: Embraer
Velocidade máxima de cruzeiro: 859 km/h
Tamanho de pista para decolagem: 978 metros (Com o peso máximo) ou 674 metros (com cinco ocupantes a bordo)
Altura: 5,1 metros
Comprimento: 15,6 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 15,9 metros
Altura interior da cabine: 1,5 metro
Largura da cabine: 1,55 metro
Comprimento da cabine: 5,23 metros
Tamanho do bagageiro: 2.400 litros
Capacidade: Até 10 passageiros
Altitude máxima de voo: 13,7 km de altitude
Autonomia: Até 3.723 km de distância (levando cinco pessoas a bordo)
Preço: US$ 12,5 milhões

Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Continua após a publicidade
Interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Interior do Embraer Phenom 300 Duet, design em parceria com a Porsche e detalhes do modelo 911 Turbo S
Interior do Embraer Phenom 300 Duet, design em parceria com a Porsche e detalhes do modelo 911 Turbo S Imagem: Divulgação/Embraer
Porsche 911 Turbo S e Embraer Phenom 300: Edição limitada Duet
Porsche 911 Turbo S e Embraer Phenom 300: Edição limitada Duet Imagem: Divulgação/Embraer
Embraer Phenom 300: Jato tem versão adaptada para resgate aeromédico, podendo levar duas macas no interior
Embraer Phenom 300: Jato tem versão adaptada para resgate aeromédico, podendo levar duas macas no interior Imagem: Divulgação/Embraer

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A pressurização do Phenom 300E reproduz uma altitude de 1.820 metros e não quilômetros, como informado anteriormente. O trecho foi corrigido.
  • Diferentemente do informado no título e na chamada da home, o jato Phenom 300 não tem montagem final no Brasil, mas nos Estados Unidos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes