Qual assento é mais seguro no avião? Spoiler: não é na primeira classe
Quem vai voar costuma escolher o assento com base em diversos fatores: alguns preferem ficar perto da janela; outros, no corredor, para facilitar a ida ao banheiro. Mas, já pensou qual assento é mais seguro em caso de acidente? Qual deles oferece maior chance de sobrevivência?
Spoiler: Assentos mais para o fundo e afastados das janelas tiveram menos mortes em diversos acidentes analisados. Geralmente, esses locais são da classe econômica, bem longe dos assentos da primeira classe, que ficam à frente no avião.
Determinar um assento mais seguro, no entanto, é bastante difícil —já que o tipo de acidente é o que vai influenciar nas chances de sobrevivência.
Frente, meio ou parte de trás?
Estudo mostra que a parte de trás foi mais segura —mas a diferença é pequena. Um levantamento da Flight Safety Foundation, organização internacional dedicada à segurança da aviação, revela que a parte dos fundos da aeronave foi a que teve mais sobreviventes. De todos os acidentes analisados, em 39 a parte de trás foi mais segura. Em 25, foi a parte central. Já em 32, a frente representou menos mortes.
Mais de uma área segura por voo. Em um mesmo acidente, até duas áreas podem registrar menos mortes em comparação com a restante. É o caso de um acidente com um Boeing 737 da US Arways dos EUA em 1991. Nele, 19 pessoas que estavam na área da frente do avião morreram, enquanto no meio e na parte de trás foram três mortes.
Levantamento foi feito com 284 acidentes ocorridos de 1959 a 2020. Destes, 70 apresentavam dados onde era possível realizar alguma comparação, como ter ao menos um sobrevivente.
Antigamente era pior do que hoje em dia. A organização destaca que o índice de sobrevivência e a segurança contra acidentes entre as décadas de 1950 e 1970 eram bem menores do que os da década de 1980 em diante. Por isso, a comparação pode não ser tão precisa em relação às aeronaves mais modernas.
Probabilidade oscila pouco
Levantamento da revista norte-americana Time mostra resultados similares. Foram analisados 17 acidentes em um período de 15 anos registrados em órgão de aviação dos Estados Unidos.
A taxa de mortalidade nesses casos foi a seguinte: 32% na parte de trás do avião, 39% no meio e 38% na parte da frente.
Assentos longe das janelas têm melhores índices. Os assentos do corredor, na parte de trás do avião, têm uma taxa de mortalidade de 28%. Já os assentos do corredor na parte central do avião representam uma taxa de 44% de mortalidade.
Não é para ter acidentes
Forma de analisar a segurança muda de acordo com a modalidade de transporte. Enquanto o transportes por veículos terrestres, como carros, preza por proteger quem está dentro deles em caso de um acidente, os aviões priorizam a não ocorrência de acidentes.
Aviões são feitos para não cair. Por isso, eles apresentam menos mortes e acidentes por quantidade de pessoas transportadas em comparação com carros. Já esses veículos terrestres são desenvolvidos para absorver o impacto de colisões.
Não é possível garantir
Definir exatamente qual assento é o mais seguro é difícil. Isso ocorre porque cada acidente tem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração.
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Quero receberDiferentes tipos de problemas geram diferentes análises. Se houver uma queda livre, provavelmente ninguém sobreviverá. Se o pouso for na água, as chances aumentam, mas isso dependeria do ângulo de toque com a superfície, velocidade, inclinação, entre outros. Se for um incêndio, quem está próximo à saída de emergência terá mais chances de sair primeiro e se salvar.
Mesmo acidentes similares mostram resultados diferentes. Por isso, é necessário compreender que a chance de sobreviver a um acidente aeronáutico tem mais a ver com as condições em torno dele do que com o lugar onde se está sentado.
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