Redes sociais combinam com o trabalho? Veja o que pensam especialistas
Se você é do tipo que passa horas tuitando, postando fotos e interagindo nas redes sociais, saiba que é possível ganhar dinheiro com isso. Porém, se essas atividades estiverem sendo realizadas durante o horário de trabalho, podem não ser bem vistas pelo chefe.
“O profissional deve ficar atento à política de uso das redes sociais da empresa . O mais adequado é que dentro das organizações essas ferramentas sejam utilizadas para assuntos relacionados ao trabalho”, diz a gerente de desenvolvimento da Catho, Angélica Nogueira
De acordo com a gerente, atualmente as organizações passam por diversas transformações para se adaptar aos profissionais mais jovens, que têm contato direto e frequente com novas tecnologias e internet.
No entanto, segundo ela, por mais que a empresa seja liberal e permita o acesso às redes sociais, é importante que o colaborador tenha em mente que dentro do ambiente corporativo o foco deve ser no trabalho e não em assuntos pessoais.
Para Carmen Benet, gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com, as redes sociais podem fazer parte da rotina se forem utilizadas como ferramenta de trabalho e com moderação.
“As redes são uma forma de contato rápido e eficaz. Para ocasiões onde há uma urgência de resultados, nada mais adequado do que utilizá-las. Mas se os colaboradores utilizarem sem qualquer limite poderão comprometer a produtividade da equipe”.
Smartphones são os vilões no escritório
A coach e colunista do UOL Empregos e Carreiras Daniela do Lago é a favor da liberacão do uso das redes sociais nas organizações. “Se a empresa não permite, o funcionário se conecta pelo smartphone”, diz.
De acordo com a especialista, não é o Facebook que está acabando com o tempo e a produtividade, é o colaborador que não está sabendo usar a rede de maneira produtiva.
“Se o funcionário cumpre com seu trabalho com excelência, qual é o problema de usar redes sociais? Mais do que nunca, a conduta do líder deve ser clara na exigência de tarefas, prazos e metas de cada membro da equipe”.
A gerente de comunicação e marketing da Hays, empresa de recrutamento especializado, Mariana Schwarz afirma que muitas companhias bloqueiam o acesso às redes sociais, mas não conseguem impedir que os colaboradores as usem pelos smartphones.
“O uso dos celulares é que é o verdadeiro problema. Funcionários que estão o tempo inteiro olhando o celular despertam desconfiança nos gestores, que podem enxergar relação direta entre eventual falta de produtividade e o uso dos dispositivos móveis”.
Para ela, é possível conciliar as duas coisas sem se prejudicar, mas é importante criar a disciplina de utilização em horários tranquilos, como início ou fim de expediente, e lembrar sempre de desabilitar as notificações sonoras para não atrapalhar os colegas.
“É inútil impor qualquer tipo de bloqueio ou restrição. O importante é conscientizar os funcionários”, afirma a gerente de recrutamento da Trabalhando.com Carmen Benet.
Profissionais precisam tomar cuidado com o que postam
O cuidado com o conteúdo disponibilizado pelos profissionais nessas redes é fundamental para manter o emprego. Para Daniela do Lago, mais do que nunca, é preciso o funcionário se policiar sobre o que está postando, o que mostra e ideias que compartilha.
Por isso, todo cuidado é pouco, pois são vários os casos de demissões de profissionais que não tiveram uma conduta nas redes sociais condizente com as regras da empresa.
“Sabendo usar de maneira estratégica, a rede social pode ser uma grande aliada na carreira de qualquer profissional. Caso contrário, pode causar danos irreversíveis”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.