Empréstimo/financiamentos

Túlio
Estou pagando financiamento de um carro e ainda faltam 15 prestações. Tenho direito a desconto se quiser pagar este montante de uma só vez?

Sim. O planejador financeiro Marcos Silvestre diz que, no financiamento tradicional, ao pagar antecipadamente as parcelas, deve-se descontar proporcionalmente os juros que haviam sido embutidos.

Adriana Paula

Fiz um empréstimo no banco e não consigo quitá-lo, pois o valor da prestação não é abatido no total devido. Há meses a dívida não diminui de valor. Por que isso acontece? O que devo fazer?

Resposta: É necessário verificar qual é a origem desse empréstimo. Isso não é comum. Há casos de longos financiamentos, normalmente ligados à habitação, em que isso pode ocorrer. O normal é que, ao fazer um empréstimo, a pessoa acerte prestações fixas e amortize a dívida ao longo do período contratado. Vá ao Procon com todos os comprovantes da dívida, bem como o contrato. De posse de todas as informações, eles poderão verificar se você está sendo cobrada da forma correta.

Luciano

Comprei um sofá numa loja. Paguei metade à vista e a outra metade foi financiada. O contrato foi feito dentro da loja. Nunca recebi o sofá, a loja foi à falência e continuam me cobrando o financiamento. Posso fazer alguma coisa?

O Procon entende que se o financiamento foi feito dentro da loja o banco responde solidariamente junto com a loja pelos danos ao consumidor e este estaria desobrigado de continuar a pagar um bem que nunca recebeu. Procure o Procon e, se necessário, a Justiça.

Hérica

O banco creditou na minha conta um empréstimo sem que eu tenha pedido. Três anos depois, descobri que meu nome estava sujo porque não paguei as parcelas do empréstimo. O que faço?

Se não usou o dinheiro, não há porque existir a cobrança Você poderá entrar na Justiça para pedir indenização pelos possíveis danos morais e materiais que tenha sofrido.

Miriam

Fiz um empréstimo e não tenho como pagar. O banco é obrigado a renegociar minha dívida?

Nenhum credor é obrigado a renegociar a dívida.

Sergio

Fui cliente de um banco por 30 anos. Dois anos atrás passei por um aperto financeiro e fiz vários empréstimos que não pude pagar. Mudei de banco e propus uma renegociação, mas o banco nunca se manifesta. Posso perder minha casa?

Se a casa for o único bem de família, dificilmente a perderá, a menos que a dívida seja da própria casa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos