Juros

"Não caia no conto da prestação sem juros", diz professor da FGV

Anne Dias

Você está pensando em comprar uma TV, um carro ou uma geladeira e observou que o preço à vista é o mesmo do que o parcelado? Cuidado. Isso não existe. "Sempre tem juros, não caia nesse conto", diz  o professor de finanças pessoais, Carlos Alberto Di Agustini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Quanto pedir de desconto nos pagamentos à vista?

Desconto à vista Número de parcelas
5% a 7% 10 meses
10% 20 meses
  • fonte: Carlos Alberto Di Agustini

"A mágica é tentadora, ainda mais se couber no salário", diz Agustini.

Ele alerta, porém, que o varejo sempre deve dar um desconto para os consumidores que optarem em quitar a compra de uma vez.

"O Brasil tem os maiores juros do mundo", afirma Agustini. Por isso não faz sentido uma loja cobrar o mesmo valor de uma compra paga de uma vez ou parcelada.

E como você sabe quanto de juros embutidos a loja está cobrando? "É difícil o consumidor descobrir os juros embutidos", afirma Agustini.

O melhor a fazer neste caso, explica o professor, é negociar um desconto à vista, que vá de 5% a 10% sobre o valor do produto, dependendo do número de parcelas que a loja oferece. "Se não conseguir, vai para a concorrente."

Agora, quem é disciplinado pode dar um passo além. "Esse consumidor pode pegar o valor da prestação, aplicar em tesouro direto e comprar o bem daqui a alguns meses à vista", afirma Agustini.

UOL Cursos Online

Todos os cursos