Veja se vale investir em fundo que reduz perda, mas também tem ganho menor
Quem busca oportunidades para diversificar os investimentos deve se informar se seu banco oferece fundo de capital protegido.
Esse tipo de aplicação limita as perdas para o investidor, garantindo o total ou parte da aplicação inicial. Por outro lado, em troca dessa proteção, o investidor terá também um limite de ganho.
Luiz Calado, vice-presidente do Ibef-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo) e autor do livro "Fundos de Investimento", explica que neste tipo de fundo o investidor aplica seu dinheiro em um lugar que tem risco, mas sem correr todo o risco, já que seu capital está protegido.
Segundo ele, o investidor troca a oportunidade de um ganho extraordinário pela garantia de que não irá perder todo o dinheiro.
Segundo o economista, é uma boa opção para quem quer começar a investir em renda variável, mas não aceita ou não pode correr todo o risco desse tipo de aplicação.
Um exemplo ajuda a entender como funciona o fundo de capital garantido. No caso de um fundo de capital protegido que siga a Bovespa, mesmo que a Bolsa tenha desempenho negativo, ele devolve o valor total ou parcial que o investidor aplicou.
Mas, se a Bolsa tiver um resultado excepcional, o fundo vai limitar o ganho para o investidor a, por exemplo, 20% da alta do Ibovespa.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú possuem esse tipo de investimento, mas os fundos estão fechados para novas captações no momento. Citibank e Santander estão com grupos abertos para clientes até a próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.