IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja o que fazer com a primeira parcela do 13º; prioridade é pagar dívida

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2015 06h00Atualizada em 30/11/2015 11h23

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta segunda-feira (30) para quem não pediu adiantamento durante as férias.

Três em cada quatro brasileiros devem usar o 13º salário para pagar dívidas, segundo uma pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

A decisão está correta, de acordo com o sócio do GuiaBolso Thiago Alvarez. "Quem tem dívidas deve usar o dinheiro para quitar ou, depois de renegociar, diminuir consideravelmente as mesmas", diz.

Veja mais dicas de como usar seu 13º salário.

Pague as dívidas mais caras

cartão de crédito vários cartões - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Anefac, é preciso pagar primeiro as dívidas do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, que têm juros médios de 13,59% ao mês e 10,24% ao mês, respectivamente. Como os juros são altos, essas dívidas aumentam muito e de forma rápida. 

Faça um pé-de-meia

acabar com as dívidas - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Para quem está no zero a zero, Alvarez sugere guardar o dinheiro do 13º salário para começar uma reserva financeira. "O ideal é que essa reserva seja de seis salários", diz.

Para quem já tem um pouco de dinheiro guardado, a recomendação dele é gastar um pouco, mas poupar o máximo que puder, pois 2016 deve ser mais um ano difícil.

Lembre-se das despesas do começo do ano

lápis de cor material escolar - Newton Santos/Divulgação - Newton Santos/Divulgação
Imagem: Newton Santos/Divulgação

Janeiro é um mês com muitas despesas. Além das contas a pagar do Natal, começam a chegar os impostos (IPTU, IPVA) e há gastos com material e uniforme escolar. Convém aplicar uma parte do 13º salário na poupança para ajudar nessas contas do começo do ano.

Economize nos presentes

presente de natal - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Os gastos com presentes devem estar limitados às possibilidades do orçamento doméstico. De preferência, os presentes devem ser pagos à vista, para que as parcelas não acumulem com as despesas do começo do ano.