Quer evitar que seus pais e avós percam dinheiro? Veja 7 golpes mais comuns
Como muitos aposentados e pensionistas não sabem lidar bem com inovações tecnológicas e de mercado, acabam sendo alvo fácil para golpistas.
Conheça os principais golpes aplicados e como evitá-los. As informações são do Procon-SP e de Graziela Suman, planejadora financeira pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros).
1) Troca do cartão no caixa eletrônico
O golpista aproxima-se da vítima que acabou de tirar dinheiro no caixa eletrônico e a convence de que a operação não foi finalizada e que é preciso digitar a senha novamente. Ao mesmo tempo, consegue memorizar a senha e anotá-la.
Mais alguns minutos de conversa e consegue trocar o cartão da vítima, sem que ela perceba. Depois que a vítima vai embora, o golpista que já está com o cartão e a senha e saca todo o dinheiro da conta.
2) Empréstimos consignados indevidos
O golpista consegue, de diversas formas, ter acesso aos dados da vítima e faz empréstimos em seu nome. Os golpistas podem conseguir dados ligando para as pessoas, se identificando como funcionários de bancos e perguntando essas informações, por exemplo. A vítima só vai perceber quando receber o desconto em seu demonstrativo de pagamento.
3) Golpe do recadastramento
Alguém liga para a vítima e fala que trabalha no banco onde ela tem conta, dizendo que é preciso fazer um recadastramento, pois existe um valor a ser creditado em sua conta (ou outro motivo), mas que, por falha do sistema, não está sendo possível efetuar a operação.
Pede então que a vítima digite pelo telefone o número de sua conta corrente e a senha. Do outro lado, ele consegue gravar esses números para depois utilizá-los para fazer saques, empréstimos etc.
4) Golpe do empréstimo
O golpista se passa por funcionário de alguma instituição financeira e anuncia empréstimo sem burocracia e a juros muito baixos. Quando a vítima liga, é convencida a encaminhar cópias de documentos pessoais para análise.
Depois retornam a ligação dizendo que o cadastro foi aprovado, mas para que o empréstimo seja feito é preciso um pequeno depósito. A vítima faz o depósito, não recebe empréstimo algum e nunca mais consegue contato com o golpista.
5) Falsos vendedores ou falsos prestadores de serviços
É comum o golpe de pessoas que se passam por funcionários de empresa de fornecimento de água, energia elétrica, telefonia e outros serviços. Elas visitam a residência dizendo que precisam fazer algum tipo de inspeção.
O que acontece de fato é roubo, furto e até mesmo cobrança indevida de valores, pois elas “encontram” algum problema que, na realidade, não existe e convencem o morador a pagar alguma taxa para solucioná-lo.
6) Golpes da aposentadoria
Esse golpe é aplicado em quem não tem direito à aposentadoria. O golpista entra em contato, mostra grande conhecimento do assunto e promete conseguir uma aposentadoria. A vítima acredita e paga pelo serviço, mas, quando percebe que foi apenas um golpe, não encontra mais o estelionatário.
7) Golpe do reajuste da aposentadoria
O golpista se apresenta para o aposentado ou pensionista como representante de alguma associação de aposentados. Informa que a vítima tem direito a um reajuste e pede um depósito para dar entrada no pedido. O interessado faz o depósito, mas o estelionatário desaparece. Esse golpe também é dado através de folhetos que são distribuídos e que atraem interessados.
Veja as dicas para não cair nos golpes:
No banco:
- Nunca forneça seus dados bancários a estranhos, principalmente por telefone
- De preferência, vá ao banco acompanhado de uma pessoa de sua confiança
- Não aceite ajuda de desconhecidos
- Evite o uso de caixas eletrônicos à noite. Se tiver de usar, dê preferência aos caixas localizados dentro de shopping centers ou locais fechados e com grande movimento
- Evite sacar grandes quantias de dinheiro
- Fique bem próximo ao teclado para digitar a senha, evitando que alguém possa ver
Em casa:
- Desconfie sempre de serviços que não foram agendados
- Peça o crachá e o número de identificação do funcionário antes de deixá-lo entrar
- Ligue para a empresa para confirmar a visita, mas não pegue o número do telefone com o funcionário e sim de alguma conta que tenha essa informação ou pela internet
- Para qualquer assunto relativo à aposentadoria ou pensão, procure a Previdência Social (telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h)
- Para qualquer ação na Justiça, procure um advogado de confiança
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