Só para assinantesAssine UOL

Vale a pena investir no Tesouro Educa+ para guardar dinheiro para filho?

O Tesouro Educa + é a nova modalidade de investimento oferecida pelo Tesouro Nacional. A ideia é que as famílias possam guardar dinheiro para financiar a faculdade dos filhos. Mas vale a pena investir nesse título?

O que é o Educa +:

É um título do Tesouro Direto corrigido pela inflação. Por ser um título público, tem garantia de segurança pelo Tesouro Nacional. O risco do governo federal não pagar suas dívidas é praticamente nulo. Na prática, é como se o investidor estivesse emprestando um dinheiro ao governo para receber de volta em alguns anos um valor maior.

É acessível, porque o valor mínimo de aplicação é de R$ 30. Há diversos prazos de vencimento que variam de 3 a 18 anos.

É fácil de adquirir um título. O investidor deve acessar o site do Tesouro e fazer um cadastro. Também é possível adquirir os títulos por meio de corretoras.

Incentiva a educação financeira ensinando a poupar. O Educa + incentiva que as famílias guardem dinheiro para um objetivo: a educação dos filhos. "A lógica desse título é a de resolver um problema futuro, a faculdade dos filhos, de forma planejada. O investimento não se perde mesmo se o estudante passar em uma universidade pública ou, até mesmo, se não quiser estudar. O valor estará disponível", diz Thiago Martello, educador financeiro e diretor da Martello Educação Financeira.

No prazo de vencimento, você vai receber seu rendimento todos os meses por cinco anos. Veja aqui mais detalhes sobre esse título.

Dá para simular o investimento no site do Tesouro. A calculadora permite avaliar o valor a ser investido e o retorno.

É um bom investimento?

Sim. Educadores financeiros apostam que esse é um bom investimento, por ser seguro e ser protegido dos efeitos da inflação. "Permite que a pessoa se planeje e, ao mesmo tempo, é um incentivo para investir de maneira regular. Acredito que, do ponto de vista da educação financeira, pode haver uma mudança de comportamento da população a longo prazo", diz Thiago Godoy, educador financeiro da Rico.

Continua após a publicidade

O rendimento é feito pelo IPCA, mais uma taxa. Essa taxa acima da inflação varia de 5,07% a 5,42% — prazos mais longos têm rentabilidade mais alta. Após o vencimento do título, o investidor receberá fluxos mensais recorrentes por cinco anos a partir do dia 15 de janeiro do ano escolhido.

Rende mais que a poupança. A poupança é um investimento sem risco, com alta liquidez, que não paga Imposto de Renda, mas rende muito pouco. Já o Tesouro Educa+ corrige o valor da inflação mais uma taxa, sendo mais rentável, como explica o planejador financeiro Thiago Martello, fundador da Martello EF.

Rende mais que a previdência. A previdência é um investimento de longo prazo, pelo menos de dez anos, e tem como finalidade a aposentadoria. A finalidade diferente do Educa +, que tem a proposta é guardar dinheiro para a educação dos filhos. "Mas se olharmos a rentabilidade do Educa + será maior, os fundos de previdência não têm uma rentabilidade acima da inflação, na média", diz Godoy.

O Tesouro Educa+ traz uma proposta revolucionária para o planejamento educacional dos filhos. A ideia é simples, porém poderosa: os pais podem comprar esses títulos ao longo de 3 a 18 anos, como uma poupança pensada exclusivamente para o pagamento da universidade privada dos pequenos.
Thiago Godoy, educador financeiro da Rico

O problema, na minha opinião, é criar mais um título com nome bonitinho e não entender que as pessoas estão endividadas. Produtos de investimentos temos há anos. A dificuldade é mudar a mentalidade dos brasileiros para investirem a longo prazo. As pessoas são imediatistas e quando têm um problema vão atrás do crédito. Essa facilidade de crédito irresponsável cria brasileiros irresponsáveis.
Thiago Martello, educador financeiro e diretor da Martello Educação Financeira

Aulão 'Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam'

Para quem quer juntar dinheiro pensando no futuro, UOL tem um especial chamado "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam". Na primeira aula, demos dicas para juntar dinheiro e chegar a R$ 1 milhão. A segunda aula da série abordou o caminho para conquistar a liberdade financeira. A terceira aula teve dicas para montar uma carteira diversificada para se tornar um milionário.

Continua após a publicidade

A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair da poupança com segurança e ver seu dinheiro rendendo mais. Para saber mais, acesse "Como sair da poupança: Especial mostra passo a passo para investir melhor".

Você também pode ter sua dúvida respondida no programa. Envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes