IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estados Unidos disposto a apoiar economicamente a Ucrânia junto ao FMI (Lew)

02/03/2014 21h28

NOVA YORK, 03 Mar 2014 (AFP) - Os Estados Unidos estão dispostos a oferecer "todo o apoio necessário" à Ucrânia para ajudá-la a restaurar a estabilidade financeira em um contexto de um programa do FMI acompanhado de reformas, disse neste domingo o secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew.

"Os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar com os associados bilaterais e multilaterais para proporcionar à Ucrânia todo o apoio necessário para restaurar a estabilidade financeira e o retorno ao crescimento econômico, se o novo governo puser em prática as reformas necessárias", disse Lew, segundo o texto de um discurso que seria feito na conferência anual do grupo de pressão norte-americano pró-Israel, AIPAC.

Lew disse que um programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) deve ser o "coração" de qualquer plano de ajuda internacional.

"Os Estados Unidos estão prontos para completar a ajuda do FMI para pôr em prática, com sucesso, as reformas mais propensas e amortizar o impacto das reformas sobre os ucranianos vulneráveis", acrescentou.

Lew disse também que conversou várias vezes com o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, que lhe garantiu que seu governo estava "disposto a dar os passos necessários para construir uma base sólida para a economia, incluindo as reformas de mercado urgentemente necessárias".

As novas autoridades da Ucrânia, que sucederam o deposto presidente Viktor Yanukovytch, lançaram nesta quinta-feira um pedido de ajuda ao FMI, que se declarou de imediato "pronto para responder". Contudo, as negociações sobre um plano de resgate começariam na próxima semana.

Lew reiterou neste domingo que Washington estava analisando a possibilidade de realizar um "empréstimo" devido à "grande preocupação" que existe com a situação na Ucrânia.