IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Telecom Italia propõe a Vivendi fusão de ativos brasileiros, afirma WSJ

14/08/2014 07h41

PARIS, 14 Ago 2014 (AFP) - A Telecom Italia (dona da TIM) propôs à Vivendi (dona da GVT) uma fusão dos ativos brasileiros no setor de telecomunicações e comprar parte de seu capital como alternativa à oferta da espanhola Telefónica, de acordo com o Wall Street Journal.

O presidente do grupo italiano, Marco Patuano, propôs na quarta-feira em Paris ao colega da Vivendi, Vincent Bolloré, a fusão da TIM Participações e da GVT, esta última a filial de telecomunicações do grupo francês.

Além de participação no capital, a operadora italiana também propôs ajudar a Vivendi a distribuir seus conteúdos no Brasil e na Itália, segundo o jornal.

A oferta surpreende porque a Telefónica (que é dona da Vivo) é uma das grandes acionistas da holding que controla a Telecom Italia.

Na reunião, a oferta foi abordada de maneira geral e não foram citados valores ou dados precisos até o momento, mas a proposta será examinada no próximo conselho de administração da Vivendi, junto com a da Telefónica.

Procurada pela AFP, a Vivendi não fez comentários.

Telefónica ofereceu R$ 20,1 bilhões pela GVT

Na semana passada, a Vivendi anunciou ter recebido uma oferta de US$ 20,1 bilhões da Telefónica pela GVT, empresa brasileira em pleno crescimento.

A oferta, válida até 3 de setembro, consiste em 60% em dinheiro e os 40% restantes em ações da Vivo, a marca da Telefónica no Brasil. Caso a Vivendi aceite a oferta, também terá a possibilidade de adquirir 8,1% da Telecom Italia.

Apesar da GVT não estar oficialmente à venda, o conselho de administração da Vivendi anunciou que estudaria a oferta "atrativa".