IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prosseguem as buscas de dezenas de alpinistas desaparecidos no Himalaia

16/10/2014 11h06

KATMANDU, 16 Out 2014 (AFP) - Os serviços de resgate do Nepal tentam encontrar nesta quinta-feira dezenas de turistas no Himalaia, surpreendidos por uma tempestade de neve na terça-feira que matou trinta pessoas.

As equipes de resgate encontraram 23 corpos na região de Annapurna e temem a morte de cinco alpinistas pegos por uma avalanche em seu acampamento de base no sopé do monte Dhaulagiri (8.167 metros), enquanto três pastores de iaques foram mortos enquanto seus animais pastavam.

Um total de 168 estrangeiros foram registrados esta semana para completar o famoso circuito da montanha Annapurna, no distrito de Mustang. Pelo menos 43 já foram resgatados.

As equipes de resgate lutavam para entrar em contato telefônico com os demais turistas que continuam presos devido a uma ausência de rede.

Milhares de turistas visitam a região a cada ano em outubro, quando as condições para excursões são consideradas boas. Mas nesta semana foram registradas nevascas fora do comum após a passagem do tufão Hudhud, que afetou a costa leste da vizinha Índia no fim de semana.

"Intensificamos nossas buscas, nossos esforços estão focados em encontrar sobreviventes em vez de corpos" das vítimas, disse Keshav Panday, que coordena os esforços organizados pela Associação de Agências de Trekking do Nepal (TAAN).

"Nós aprendemos que 23 turistas estrangeiros estão sãos e salvos e esperando em uma casa de campo perto de Thoronh Phedi, em Manang. Nós iremos resgatá-los o mais rápido possível", disse à AFP.

Vinte e seis outros turistas e guias - incluindo 22 estrangeiros - encontraram refúgio em outra casa em Thorong High Camp, a 4.800 m, também em Manang, segundo um deles, um americano, contatado por telefone.

"Saímos de nosso hotel em Thorong Phedi às 6h30 de terça-feira. A equipe nos disse que poderíamos caminhar em segurança", explicou Max Weinstein à AFP.

A visibilidade piorou rapidamente a medida que a tempestade de neve aumentava, relatou.

"A neve continuava a cair fortemente, não conseguíamos ver nada e logo grandes pedras começaram a cair", disse ele.

Escutando ruídos surdos "como de avalanches", eles decidiram parar na casa de campo, onde outros vinte turistas se refugiaram.