IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em alta na véspera do Natal

24/12/2014 16h01

Nova York, 24 dez 2015 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, em Nova York, conseguindo manter o bom desempenho do dia anterior, ao final de uma sessão mais curta por causa da véspera de Natal.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro subiu 60 centavos a 38,10 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), após ter faturado 1,5 dólar na quarta-feira.

Em Londres, o preço do barril de Brent para entrega em fevereiro também avançou, ganhando 51 centavos, fechando a 37,87 dólares por volta das 18H30 GMT (16h30 de Brasília), também para contrato de fevereiro, mas se manteve abaixo do nível do WTI, como ocorreu nas duas sessões anteriores.

"Foi uma sessão tranquila, típica das Festas", admitiu Carl Larry, da Frost & Sullivan.

O mercado de petróleo fechou em Nova York às 18H30 GMT (16h30), uma hora antes do normal, e ficará fechado na sexta-feira, dia de Natal.

Entre os fatores que sustentaram nesta quinta-feira, "os mercados emergentes recuperaram um pouco, o que relança as esperanças com relação à demanda, e o dólar perdeu força", tornando o comércio de petróleo mais atraente, pois é negociado em moeda americana, avaliou Larry.

O mercado petrolífero, que recentemente caiu a seu menor nível desde 2004 em Londres e desde 2009 em Nova York, continuou aproveitando o impulso de sua forte recuperação do dia anterior, que se seguiu ao anúncio inesperado de uma forte queda nos inventários americanos.

"Embora tenhamos ouvido que os preços poderiam se equilibrar em alta no curto prazo, também constatamos que reina o ceticismo com relação à capacidade do mercado de se manter em níveis altos, em vista do excesso de oferta no mundo", avaliou por sua vez Tim Evans, da Citi.

A preocupação com o excesso de oferta deprimiu o mercado de petróleo ao longo do ano, antes de a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) o afundasse ainda mais no começo de dezembro, recusando-se a fixar metas em números.