IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Argentina pede que Brasil autorize importação de peras e maçãs

26/03/2015 20h03



Buenos Aires, 26 Mar 2015 (AFP) - O governo argentino pediu nesta quinta-feira que o Brasil cesse urgentemente a suspensão das importações de maçãs, peras e marmelo produzidos na Argentina.

"A decisão brasileira de suspender a importação de peras, maçãs e marmelos surpreendeu as autoridades nacionais dado que não houve uma comunicação prévia, como é usual nesses casos", afirmou em um comunicado à imprensa.

As autoridades pediram que "urgentemente reveja e cesse a suspensão às importações, até que seja feita uma auditoria correspondente à situação da praga 'Cydia pomonella', que motivou a barreira à entrada de frutos frescos produzidos pela Argentina no Brasil.

Segundo o ministério argentino da Agricultura e o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), a situação da praga "não difere daquela dos anos anteriores".

Argentina advertiu ainda que a utilização do termo "tolerância zero" no portal o ministério da Agricultura brasileiro "é incompatível com o comércio internacional e com as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC) e do Mercosul, que os dois países integram".

"O comércio de maçãs, peras e marmelos da Argentina a Brasil está amparado fitossanitariamente em um acordo bilateral que contempla a garantia sobre a proteção fitossanitária oferecida ao país vizinho", explicou o comunicado.

Uma inspeção de auditores brasileiros é esperada para o dia 8 de abril nas plantações e estabelecimentos de embalagem da Argentina.

Pelos dados do Senasa, em 2014 Argentina exportou ao Brasil 137.000 toneladas de peras e mais de 49.000 toneladas de maçãs certificadas sob um Sistema de Mitigação de Riscos aprovado pelo Brasil.