IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Junta militar tailandesa fecha canal de TV da oposição

01/05/2015 09h07

Bangcoc, 1 Mai 2015 (AFP) - A junta militar que governa a Tailândia fechou um canal de televisão por satélite, em um novo golpe do regime à oposição e a à liberdade de expressão.

Jatuporn Prompan, líder dos opositores Camisas Vermelhas, anunciou que a Peace TV recebeu a ordem de interromper as transmissões na quinta-feira à noite.

Os Camisas Vermelhas, um poderoso movimento popular favorável ao governo que foi destituído por um golpe de Estado em 22 de maio de 2014, tentavam há vários meses manter a autorização para exibir a programação.

Depois do fechamento pelo golpe de Estado, as emissoras ligadas à oposição voltaram ao ar três meses depois, mas com a condição de não falar de política.

Mas a junta, por meio da Comissão Nacional de Telecomunicações (NTC), que concede as licenças, considerou que a Peace TV não cumpriu as regras.

Em 2006, o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra foi destituído e obrigado a partir para o exílio. Quatro anos mais tarde, milhares de Camisas Vermelhas acamparam nas ruas de Bangcoc para exigir a queda do governo.

As manifestações, duramente reprimidas (90 mortos), deixaram em evidência as divisões dentro da sociedade tailandesa entre partidários e críticos de Thaksin, que continua tendo grande influência na política do país.

A junta militar é acusada de tentar adotar mecanismos para impedir o retorno ao poder da família Shinawatra.

ask-jta/fp

Facebook