Montadora alemã apresenta primeiro caminhão auto-dirigido do mundo
Los Angeles, 6 Mai 2015 (AFP) - A montadora alemã Daimler apresentou o que chama de primeiro caminhão auto-dirigido do mundo autorizado para uso em vias públicas, e exibiu o veículo inovador no estado norte-americano de Nevada.
O caminhão Freightliner Inspiration foi lançado na icônica Represa Hoover, a uma hora de carro de Las Vegas, disse Wolfgang Bernhard, chefe da divisão de caminhões e ônibus da Daimler.
"A represa Hoover oferece o cenário ideal para um lançamento tão significativo para a indústria de caminhões", disse. "Ela não só foi construída usando principalmente caminhões, mas é uma inspiração em termos de estrutura como poucas outras do mundo", acrescentou.
A empresa com sede em Stuttgart disse em comunicado que Nevada aprovou dois caminhões Freightliner Inspiration para trafegar normalmente em vias públicas.
Os veículos têm sistemas inteligentes, incluindo sensores e reguladores de velocidade ativa, e são autorizados para utilização sem um motorista humano - embora alguém tenha que estar presente para monitorar o sistema e assumir o volante, se necessário.
"A autorização para trafegar em estradas nos Estados Unidos é um passo importante para os caminhões autodirigidos", afirmou Bernhard.
A Daimler, cujos veículos incluem a marca de luxo Mercedes-Benz e os compactos da Smart, é também o maior fabricante mundial de caminhões com marcas como Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso e BharatBenz.
A gigante alemã é pioneira na tecnologia de veículos que dirigem sozinhos, tanto em carros quanto em caminhões.
Além de maior segurança em comparação com motoristas humanos, os caminhões auto-dirigidos podem economizar até 5% no consumo de combustível. O trabalho do motorista do caminhão também fica menos tedioso e, portanto, mais atraente, acrescentou Bernhard.
Ele afirmou que um caminhão totalmente auto-conduzido, sem a necessidade de monitoramento humano "não estará conosco antes de 2025".
Daimler está buscando autorização na Alemanha semelhante à obtida em Nevada.
A montadora alemã testou um caminhão auto-dirigido da Mercedes-Benz na Alemanha em julho de 2014, mas em um trecho de rodovia sem qualquer outro tráfego.
esp-mt/jm/mm/mvv
O caminhão Freightliner Inspiration foi lançado na icônica Represa Hoover, a uma hora de carro de Las Vegas, disse Wolfgang Bernhard, chefe da divisão de caminhões e ônibus da Daimler.
"A represa Hoover oferece o cenário ideal para um lançamento tão significativo para a indústria de caminhões", disse. "Ela não só foi construída usando principalmente caminhões, mas é uma inspiração em termos de estrutura como poucas outras do mundo", acrescentou.
A empresa com sede em Stuttgart disse em comunicado que Nevada aprovou dois caminhões Freightliner Inspiration para trafegar normalmente em vias públicas.
Os veículos têm sistemas inteligentes, incluindo sensores e reguladores de velocidade ativa, e são autorizados para utilização sem um motorista humano - embora alguém tenha que estar presente para monitorar o sistema e assumir o volante, se necessário.
"A autorização para trafegar em estradas nos Estados Unidos é um passo importante para os caminhões autodirigidos", afirmou Bernhard.
A Daimler, cujos veículos incluem a marca de luxo Mercedes-Benz e os compactos da Smart, é também o maior fabricante mundial de caminhões com marcas como Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso e BharatBenz.
A gigante alemã é pioneira na tecnologia de veículos que dirigem sozinhos, tanto em carros quanto em caminhões.
Além de maior segurança em comparação com motoristas humanos, os caminhões auto-dirigidos podem economizar até 5% no consumo de combustível. O trabalho do motorista do caminhão também fica menos tedioso e, portanto, mais atraente, acrescentou Bernhard.
Ele afirmou que um caminhão totalmente auto-conduzido, sem a necessidade de monitoramento humano "não estará conosco antes de 2025".
Daimler está buscando autorização na Alemanha semelhante à obtida em Nevada.
A montadora alemã testou um caminhão auto-dirigido da Mercedes-Benz na Alemanha em julho de 2014, mas em um trecho de rodovia sem qualquer outro tráfego.
esp-mt/jm/mm/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.