IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em queda em Nova York, a US$ 60,20 o barril

01/06/2015 19h09

Nova York, 1 Jun 2015 (AFP) - O preço do petróleo sofreu uma pequena queda em Nova York, influenciado pela valorização do dólar.

A cotação do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em julho caiu dez centavos e fechou a 60,20 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), depois de uma alta de 2,62 dólares na sexta-feira.

Em Londres, o preço do barril de Brent do mar do Norte para entrega em julho, que subiu quase três dólares na sexta-feira, caiu com mais força: recuou 68 centavos e fechou a 64,88 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).

"O mercado tenta recuperar-se da alta dos preços de sexta-feira, buscando avaliar em que medida pode conservar esses ganhos", avaliou Tim Evans, da Citi.

Vários observadores atribuíram a alta de sexta-feira ao anúncio de uma redução da quantidade de poços em atividade nos Estados Unidos, segundo a contagem semanal do grupo Baker Hughes.

A valorização do dólar também costuma afetar o mercado de petróleo porque as operações são feitas na moeda americana e se tornam menos atraentes para os investidores com outras divisas.

"Internacionalmente, a semana será dominada pela reunião prevista para sexta-feira da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep)", afirmou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. "Esperamos que não mude seu plano ação e que continue fornecendo ao mercado tudo o que pode para defender sua participação", acrescentou.

Essa política da Opep tem muito a ver com a queda registrada no ano passado pelos perços do petróleo, que perderam mais da metade de seu valor entre junho de 2014 e janeiro deste ano.

Desde meados de março os preços têm subido e parecem se estabilizar em torno dos 60 dólares o barril em Nova York.

bur-jdy/chr/pre/aic/ll/cc