IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha praticamente estável em Nova York a US$ 56,93

02/07/2015 18h53

Nova York, 2 Jul 2015 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam praticamente estáveis nesta quinta-feira em Nova York, após a forte queda registrada na véspera, em um mercado sob a pressão de uma oferta excessiva e diante de um panorama econômico mundial pouco atrativo.

No último pregão da semana, devido ao feriadão do 4 de julho, o barril do "light sweet crude" (WTI) para entrega em agosto recuou três centavos, a 56,93 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex), um dia após perder 2,50 dólares para fechar em seu nível mais baixo em mais de dois meses.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em agosto avançou seis centavos a 62,07 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).

Alguns investidores se deram conta de que ontem "houve uma reação excessiva aos números sobre as reservas americanas", disse Phil Flynn, da Price Futures Group.

Os preços aceleraram sua queda na quarta-feira após o anúncio do governo americano de uma alta semanal de mais de dois milhões de barris nas reservas de petróleo dos Estados Unidos, contra a expectativa de queda dos analistas.

"A única causa desta alta é o aumento das importações porque a tempestade tropical Bill as reduziu na semana precedente", assinalou Flynn.

Mas os preços passaram a maior parte do pregão desta quinta-feira no azul, recuando apenas momentos antes do fechamento diante do "fim do histórico declive dos poços ativos nos Estados Unidos".

Segundo o grupo privado Baker Hughes, os poços ativos "aumentaram esta semana em 12 unidades, na primeira elevação desde dezembro, o que reduziu o impulso (dos preços) registrado no princípio do dia", destacou Flynn.

Além disso, o mercado "cruzou os braços à espera de novidades sobre a Grécia e as negociações envolvendo o programa nuclear iraniano", comentou Matt Smith, da ClipperData.