IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Comissão Europeia quer evitar saída da Grécia do euro

Em Estrasburgo (França)

07/07/2015 05h49

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que deseja evitar a saída da Grécia da zona do euro e que chegou o momento de um novo encontro à mesa de negociações, poucas horas antes de uma reunião de cúpula da Eurozona sobre a crise.

Juncker fez as declarações no Parlamento Europeu em Estrasburgo, dois dias depois da vitória do 'Não' no referendo da Grécia sobre as exigências dos credores de Atenas.

"Minha vontade, meu desejo é evitar um Grexit", afirmou Juncker, que usou o termo pelo qual a eventual saída da Grécia da Eurozona é conhecida.

"Há aqueles dentro da UE que desejam, abertamente ou sem anunciar, que a Grécia saia da Eurozona: as respostas mais simples são geralmente as ruins", disse.

"A Comissão fará todo o necessário para que as negociações sejam retomadas. É o momento de reunir-se novamente à mesa de negociações", completou Juncker, antes de advertir, no entanto, que uma solução não será encontrada na reunião desta terça-feira.

Também afirmou que pedirá explicações ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, por ter organizado o referendo de domingo sobre um plano que havia "expirado". As propostas dos credores haviam sido apresentadas oito dias antes e integravam um programa de ajuda que deixou de ter validade no dia 30 de junho.