IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbus de Gaddafi é objeto de batalha judicial na França

09/10/2015 21h10

Toulouse, França, 10 Out 2015 (AFP) - O Airbus que um dia pertenceu ao ditador líbio Muammar Gaddafi é o centro de uma batalha legal na França, onde a aeronave está estacionada, devido a uma demanda de um credor do Kuwait que pede o confisco do bem - informaram nesta sexta-feira os advogados das partes.

O A340, condicionado luxuosamente, foi levado para a França após a queda do regime de Gaddafi, com base em um contrato de reparo e manutenção entre o ministério da Defesa do novo governo líbio e a Air France, assinado em agosto de 2012, disse à AFP Rémi Barousse, um dos advogados do caso.

O avião, danificado por tiros no aeroporto de Trípoli, foi reparado por uma empresa subcontratada da Air France em Perpignan (sudoeste), informou uma fonte do aeroporto.

Mas na quinta-feira no Tribunal Superior de Perpignan, uma empresa do Kuwait mostrou os direitos de credor sobre o avião.

O grupo Al-Kharafi quer aproveitar a aeronave e vendê-la em leilão, disse Barousse, advogado da empresa.

Depois que um contrato assinado em 2006 com o regime de Gaddafi não foi respeitado, um tribunal egípcio decidiu, em março de 2013, conceder 945 milhões de dólares em indenizações para a sociedade, disse o advogado.

Mas a entidade governamental proprietária do avião, a Executive Authority for Special Flights, que depende do governo líbio reconhecido pela comunidade internacional, opõe-se à decisão, disse à AFP a advogada dessa parte, Carole Sportes.

Questionada pela AFP sobre o assunto, a Air France não havia respondido até a noite desta sexta-feira.

A decisão sobre uma possível venda do avião foi adiada para janeiro de 2016, até quando houver apreciação do recurso apresentado. Uma nova audiência está marcada para 19 de outubro.

Em outubro de 2011, o Conselho Nacional de Transição (CNT), braço político da rebelião lançada em fevereiro, proclamou a "libertação " do país, três dias após a morte de Gaddafi.

Atualmente, dois governos rivais se opõem na Líbia: uma dominada por uma coalizão de milícias islâmicas Fajr Libya, com sede em Trípoli, e outro, que é reconhecido pela comunidade internacional, instalado no leste.