IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE aponta vulnerabilidade da zona do euro diante de emergentes

25/11/2015 13h54

Berlim, 25 Nov 2015 (AFP) - O mercado financeiro europeu é cada vez mais vulnerável às turbulências nas grandes economias emergentes, constata em um relatório publicado nesta quarta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).

Os mercados da zona do euro resistiram nos últimos meses às turbulências, embora "os picos de volatilidade observados no verão (do hemisfério norte) indique aumento da vulnerabilidade nos mercados emergentes", indica o BCE na última edição de seu relatório sobre a estabilidade financeira, publicado duas vezes ao ano.

A situação da China, que está crescendo ao menor ritmo em 25 anos, tem um papel cada vez maior nos mercados mundiais, incluindo a zona do euro, sem que haja necessariamente "um vínculo com fatores macroeconômicos fundamentais".

O relatório aponta também que o setor da gestão de fundos, "em rápido crescimento" na zona do euro, está muito exposto a emergentes como China, Brasil e Rússia.

"Em parte por culpa da maior vulnerabilidade dos mercados emergentes, aumentou o risco de uma mudança abrupta dos prêmios de risco a nível mundial", diz o relatório do instituto emissor europeu.

Entre os demais riscos para a estabilidade financeira da zona do euro, o BCE identificou a fraqueza do crescimento econômico (0,3% no terceiro trimestre) e os balanços ainda não saneados de certos bancos.