Agências do INSS em São Paulo serão reabertas amanhã
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que, a partir de amanhã, retomará parcialmente os atendimentos presenciais, com a reabertura de 128 agências no estado de São Paulo. As unidades podem ser consultadas no site.
A medida vem após reversão da decisão judicial do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que havia suspendido a reabertura gradual de suas unidades paulistas.
Nesta primeira etapa da retomada, após mais de cinco meses de atendimento remoto, as agências atenderão apenas segurados agendados e em horário reduzido, das 7h às 13h. Serão priorizados os seguintes atendimentos: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Medidas de segurança
Na decisão, o TRF3 afirma que o INSS "adotou medidas para garantir a segurança tanto dos segurados quanto dos servidores". Segundo o órgão público, a Justiça também reiterou o "caráter essencial" de seus serviços e afirmou que a não realização de alguns deles, que só podem ser realizados presencialmente, "trazem prejuízos aos segurados".
Por enquanto, serão feitos menos atendimentos em relação ao pré-pandemia, para não causar superlotação das agências. Nelas, o uso de máscaras e a medição da temperatura corporal será obrigatória.
Com documento de identificação em mãos, o segurado que estiver agendado e chegar à agência sem máscara, receberá uma máscara descartável para que possa acessar as dependências do INSS.
Para o distanciamento social, o ideal é que a visita aconteça sem acompanhantes ou crianças. No entanto, eles poderão acessar as agências caso seja inevitável. Segurados com algum sintoma de covid-19 terão de reagendar o serviço.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos: o Portal Meu INSS (site e aplicativo) e o telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aqueles que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.
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