IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cinco coisas que vão dar o que falar hoje

Jonathan Ferro

22/05/2015 11h39

(Bloomberg Business) - Banqueiros centrais do mundo inteiro se pronunciam, as negociações da Grécia não saem do lugar e a confiança empresarial alemã cai. Eis alguns dos assuntos que vão dar o que falar nos mercados nesta manhã.

Merkel dá um banho de realidade na Grécia

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras ficou até tarde da noite em reuniões com seus pares da Alemanha e da França em Riga, mas não houve nenhum avanço significativo. Apesar disso, um porta-voz da Grécia disse que um acordo está "muito próximo". O ponto de vista de Angela Merkel, da Alemanha, é diferente.

A confiança empresarial cai na Alemanha

Os dados divulgados pela Europa nesta semana dificilmente fariam sucesso. Ontem, um PMI composto de produção e serviços da zona do euro caiu em relação ao mês anterior e hoje a confiança empresarial na Alemanha também deu um passo para trás. O índice do clima empresarial publicado pelo instituto Ifo declinou pela primeira vez em sete meses, de 108,6 em abril para 108,5 em maio.

Kuroda está otimista

O Banco do Japão não alterou a política econômica na reunião de hoje. Haruhiko Kuroda, presidente do banco central japonês, disse que estava um pouco mais otimista em relação à economia, mas a maioria dos economistas consultados pela Bloomberg previu que o banco vai aumentar novamente o estímulo monetário neste ano.

Draghi implora por reformas - de novo

Na conferência do BCE em Portugal, Mario Draghi voltou a falar sobre a necessidade de reformas na Europa. Em um indício de que Draghi já está cansado de falar sobre isso, ele mencionou que o termo é utilizado "em quase um terço dos discursos de diversos membros do Conselho Executivo do BCE. Em comparação, ele aparece em apenas cerca de 2 por cento dos pronunciamentos das autoridades do Federal Reserve".

Esperando Yellen...

Antes de sair correndo do escritório para aproveitar o fim de semana, confira os dados de inflação dos EUA, que serão publicados nesta manhã, e depois a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, vai falar sobre a perspectiva econômica dos EUA no início desta tarde, em Rhode Island.

Título em inglês: 'Five Things Everyone Will Be Talking About Today'

Para entrar em contato com o autor: Jonathan Ferro, jferro10@bloomberg.net