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Quanto maior, melhor: Hyundai Heavy prevê meganavios liderando demanda

Kyunghee Park

30/06/2015 09h39

(Bloomberg) -- A Hyundai Heavy Industries Co. prevê que os meganavios de contêineres liderarão as encomendas globais até o início do ano que vem em um momento em que as empresas de navegação procuram formas de reduzir custos.

A empresa e sua unidade Hyundai Samho Heavy Industries Co. poderiam ganhar encomendas para até 11 embarcações em julho, disse Ka Sam Hyun, vice-presidente-executivo sênior que está no comando das vendas de navios na Hyundai Heavy, o maior construtor naval do mundo. A empresa sul-coreana mantém negociações com algumas linhas de navegação que podem em breve levar a acordos, disse ele.

"As linhas de navegação não poderão sobreviver se não puderem reduzir os custos de suas unidades", disse Ka no dia 26 de junho, em uma entrevista em Seul. "Recentemente as tarifas de frete caíram bastante. As tarifas do transporte da Ásia à Europa são de cerca de um sexto da média do ano passado. É por isso que as linhas de navegação querem navios maiores".

Ele não identificou possíveis compradores, nem especificou quantas das encomendas seriam de meganavios.

As linhas de navegação estão encomendando os maiores navios da história para conseguir economias de escala com o objetivo de reduzir os custos do transporte de contêineres, incluindo combustível e tarifas de movimentação portuária. As despesas mais baixas amorteceriam o impacto da queda das tarifas da navegação, particularmente na rota de comércio Ásia-Europa, na qual as tarifas estão perto de baixas históricas.

As tarifas semanais à vista da Ásia à Europa caíram para US$ 205 por contêiner de 20 pés no dia 19 de junho, valor mais baixo desde que a Shanghai Shipping Exchange começou a compilar os dados, em 2010. Os preços haviam subido para US$ 548 no dia 26 de junho.

Desequilíbrio da demanda

A capacidade de navegação está superando a demanda à medida que navios maiores entram em serviço e os gastos desaceleram na Europa, onde o desemprego continua acima de 11 por cento.

"As tarifas continuam sendo pressionadas por severos desequilíbrios entre oferta e demanda", escreveram os analistas da Bloomberg Intelligence, Lee Klaskow e Talon Custer, em uma nota no dia 26 de junho. "A fraqueza é mais prevalente nas rotas Ásia-Europa".

A maioria dos navios utilizados atualmente na rota Ásia-Europa podem acomodar pelo menos 14.000 contêineres de 20 pés, segundo Park Moo Hyun, da Hana Daetoo Securities Co. Há mais de 100 desses meganavios em serviço, disse ele.

Ele preferiu não comentar, em uma reportagem do Tradewinds de 19 de junho, o fato de a A.P. Moeller Maersk A/S, maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo, ter assinado uma carta de intenções com a Hyundai Heavy para aquisição de até US$ 2 bilhões em navios.

A Hyundai Heavy tem a expectativa de receber encomendas de superpetroleiros da classe VLCC (very large crude carriers), disse Ka.

Transporte de minério

A brasileira Vale SA e os estaleiros da China estão negociando a construção de cerca de 50 supernavios mineraleiros (VLOCs), informou o Wall Street Journal em abril.

Funcionários da Vale visitaram a Hyundai Heavy no início deste ano por motivos relacionados aos VLOCs, disse Ka, sem fornecer detalhes.

A Hyundai Heavy se uniu a uma unidade da indiana Larsen Toubro Ltd. para participar de uma proposta de construção de navios transportadores de gás natural liquefeito para a Gail India Ltd., disse Ka.

A empresa estará competindo por esse contrato com outros estaleiros coreanos, cada qual com um parceiro local: a Daewoo Shipbuilding Marine Engineering Co. está trabalhando com a Pipavav Defence Offshore Engineering Co. e a Samsung Heavy Industries Co. está formando parceria com a Cochin Shipyard Ltd.

A Hyundai Heavy, a Daewoo Shipbuilding e a Samsung Heavy são as maiores fabricantes de navios transportadores de gás do mundo.

Título em inglês: Bigger Is Better as Hyundai Heavy Sees Mega Ships Leading Demand

Para entrar em contato com o repórter: Kyunghee Park, em Cingapura, kpark3@bloomberg.net.