IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Fed adverte para fraqueza em planos de capital de JP Morgan e Goldman Sachs

14/03/2013 21h57

Washington, 14 mar (EFE).- O Federal Reserve (Fed, banco central americano) apresentou nesta quinta-feira resultados de seus "testes de estresse" nos quais alerta para fraqueza e necessidade de "atenção imediata" aos planos de capitalização do JP Morgan & Chase e do Goldman Sachs.

O banco emissor americano indicou que JP Morgan e Goldman Sachs receberam uma aprovação condicional, enquanto o BB&T e o naturalizado Ally Financial não superaram estas provas anuais, às quais foram submetidos 18 bancos americanos.

Os outros 14 bancos americanos, entre eles o Bank of America e o Citigroup, conseguiram demonstrar que superariam a taxa mínima de 5% de capital de maior qualidade, fixada pelo Fed, em um cenário de crise generalizada como em 2008.

A aprovação "parcial" do JP Morgan e Goldman Sachs, duas instituições financeiras de grande importância em Wall Street, preocupa o Federal Reserve, que pediu a ambos que reenviem seus planos de distribuição de capital em seis meses e alertou para a dificuldade de avaliar suas perdas reais em um cenário adverso.

O Federal Reserve analisou como estas instituições distribuiriam suas participações em ações, o pagamento de dividendos e o capital disponível para responder a uma situação de emergência.

O JP Morgan conseguiu uma taxa de capital de qualidade de 5,3% e o JP Morgan de 5,6%, mas o Fed indicou que os problemas detectado são outros que já discutiu com os diretores de ambos bancos.

O cenário hipotético do Federal Reserve contemplava nove trimestres consecutivos com taxa de desemprego de 12%, uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% e uma queda na Bolsa de Valores de mais de 50%.