X-29, o avião improvável dos EUA com asa invertida; por que ele era assim?
A maior parte dos aviões comerciais que vemos nos aeroportos tem as asas formando o desenho de uma flecha com o corpo do avião, com as pontas viradas para trás. Alguns, entretanto, têm as asas viradas ao contrário, com a ponta para a frente.
Por que existem aviões assim e por que não vemos tantos voando por aí?
X-29, o avião improvável
Na década de 1980, a Nasa, a agência espacial norte-americana, desenvolveu uma aeronave extremamente instável e com um desenho inusitado: Tinha as asas viradas para a frente, e não para trás como a maioria dos aviões. Era o X-29, um modelo experimental feito pelo governo dos EUA, resultado da parceria entre a agência espacial Nasa, a Força Aérea, a Darpa, a agência de projetos de pesquisa avançada de defesa dos Estados Unidos, e a Grumman Corporation.
Ele era considerado o avião mais instável já construído do ponto de vista aerodinâmico, justamente por ter a asa invertida. Tinha uma pilotagem complexa, e era muito difícil manter o avião voando de maneira eficiente.
Mas, se era tão ruim, por que foi construído, então? Esse tipo de avião, na verdade, é um demonstrador, um tipo de aeronave utilizada para desenvolver novas tecnologias.
Entre as novidades do avião estavam as asas de fibra de carbono. Também foi desenvolvido um sistema de voo fly-by-wire, que comanda o avião de maneira computadorizada em vez de um sistema de cabos acionados pelo piloto na cabine.
Essa instabilidade permitia que o avião manobrasse de maneira mais dinâmica e suportasse algumas condições de voo que outros modelos não conseguiriam. Entretanto, esse desenho da asa não foi aquele adotado nos caças da Força Aérea norte-americana.
Outras tecnologias testadas no X-29, por sua vez, evoluíram com os anos. É o caso dos materiais compostos para as asas, como a fibra de carbono, e técnicas de fixação da asa na fuselagem da aeronave, que tornariam essas conexões mais resistentes aos esforços que o caça teria de suportar durante o voo.
Ele foi construído a partir de partes de outros aviões já consolidados à época. É o caso dos caças F-5 e F-16 Falcon, que forneceram partes da estrutura e dos comandos para a montagem do X-29.
O projeto durou de 1984 a 1992, e a aeronave realizou um total de 436 missões.
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