IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dono da Virgin deixa Reino Unido para não pagar impostos

De Londres

13/10/2013 09h04

O dono do grupo Virgin, o britânico Richard Branson, um dos empresários com mais sucesso do Reino Unido, decidiu fixar residência em sua ilha caribenha de Necker para não pagar tantos impostos em seu país.

Segundo revelou neste domingo o dominical "The Sunday Times" em sua página digital, Branson vendeu sua mansão no condado de Oxfordshire, no sul da Inglaterra, onde viveu durante mais de vinte anos, aos seus dois filhos por 1,3 milhões de libras (cerca de R$ 4,5 milhões).

A mudança de domicílio permitirá a Branson economizar milhões de libras em impostos sobre a receita oriunda do exterior do grupo Virgin, formado por uma companhia aérea e outros negócios.

A decisão foi tomada depois que o governo do primeiro-ministro David Cameron modificou a legislação tributária e endureceu as regras sobre os impostos que devem ser pagos sobre o lucro obtido fora do Reino Unido.

A mudança afetou pessoas com investimentos fora do país e que antes não eram obrigadas a declarar sua renda, algo que agora devem fazer.

A decisão de Branson foi recebida com grande surpresa pelos comentaristas, já que o milionário empresário sempre foi defensor do mundo dos negócios britânicos e contribuidor de instituições beneficentes.

De acordo com o registro da propriedade, os filhos de Branson, Sam e Holly, compraram a casa de Oxfordshire em agosto do ano passado por um valor muito mais baixo que seu preço real.

"Após trabalhar 40 anos no Reino Unido, Richard, agora em seus sessenta, escolheu viver em sua ilha Necker", limitou-se a afirmar um porta-voz do empresário.