IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixas automáticos gregos começam a funcionar com retirada máxima de 60 euros

Alkis Konstantinidis/Reuters
Imagem: Alkis Konstantinidis/Reuters

29/06/2015 08h33

Atenas, 29 jun (EFE).- Os caixas automáticos começaram a funcionar nesta segunda-feira (29) na Grécia de maneira gradual, depois da publicação de um decreto governamental de ontem que determinou o fechamento dos bancos e dos mercados até 7 de julho e limitou a retirada de dinheiro a 60 euros diários.

A ativação dos caixas estava fixada para 12 horas depois da publicação do decreto, que aconteceu à meia-noite.

Na Grécia existem cerca de 5.500 caixas automáticos. Em muitos caixas de Atenas as pessoas já faziam filas.

O documento publicado no domingo (28) à noite diz que poderão ser realizados pagamentos com cartão no país assim como transações internas através dos serviços bancários das páginas na internet.

As transações ao estrangeiro serão restringidas às necessidades urgentes como a compra de remédios e o pagamento de serviços médicos.

As medidas relativas ao controle de capitais não serão aplicadas aos turistas, que poderão realizar transações e retiradas de dinheiro nos caixas automáticos com os cartões de crédito ou débito emitidos em seus países de origem.

Em alguns bancos, aposentados esperavam poder receber informação sobre a cobrança de suas pensões que, segundo o decreto, não fazem parte destas limitações.

No entanto, receberam a informação de que até pela tarde não serão publicadas as filiais que abrirão com a única tarefa de pagar as pensões.

Muitos aposentados na Grécia não têm cartões de crédito ou débito e dependem exclusivamente de suas cartilhas, por isso que o fechamento bancário representa um golpe especialmente forte para este coletivo.

Referendo sobre oferta de credores é aprovado na Grécia