IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia afirma que apresentará nesta quarta-feira proposta para conseguir acordo

07/07/2015 15h46

Atenas, 7 jul (EFE).- O governo da Grécia afirmou nesta terça-feira que apresentará nesta quarta suas propostas para conseguir um "acordo sustentável" com os credores, depois que o Eurogrupo desta terça - formado por ministro de Finanças da zona do euro - terminou sem avanços porque a parte grega não levou um novo plano à mesa.

Fontes do Executivo de Atenas assinalaram que esta proposta levará em conta "o resultado do referendo, as posições comuns dos líderes políticos e as propostas das instituições - a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)".

As fontes acrescentaram que na reunião mantida como antessala da cúpula europeia entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, se discutiu "o roteiro" a seguir com o objetivo de conseguir resultados.

Destacaram, além disso, que a proposta grega está pensada para conseguir um acordo "até o final do mês", o que não significa que não leve em conta "outras propostas" com o objetivo de preparar "um grande acordo sustentável" no longo prazo.

As citadas fontes confirmaram ainda que no Eurogrupo que será realizado nesta quarta-feira por teleconferência esta proposta será examinada.

Tsipras participou da cúpula extraordinária de líderes europeus convocada para tratar a situação da Grécia, após o referendo do domingo no qual a rejeição à proposta das instituições foi apoiado por mais de 60% da população.

Gregos decidem em referendo não aceitar proposta de credores