IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de Xangai: SSE Composite abre em forte baixa de 6,41%

24/08/2015 23h34

Pequim, 25 ago (EFE).- O índice SSE Composite, o principal da Bolsa de Valores de Xangai - que na segunda-feira criou pânico nos mercados de valores de todo o mundo ao cair 8,49% - continuou nesta terça-feira em forte queda de 6,41% já na abertura.

Na segunda principal bolsa chinesa, a de Shenzhen, com muito peso em valores tecnológicos, o índice SZSE Composite também abriu em forte baixa de 6,91%, aos 10.212,47 pontos.

As perdas das bolsas chinesas, em um contexto de desaceleração econômica do país, se estenderam na segunda-feira aos mercados de toda a Ásia, para depois se espalhar para os europeus e finalmente a Wall Street e bolsas latino-americanas.

As bolsas chinesas, que em junho e julho já tinham perdido um terço de seu valor, e que após algumas semanas de aparente estabilização voltaram a cair forte, em um mercado onde muitos dos investidores são pequenos poupadores.

Os analistas atribuem esta longa sequência de perdas às dúvidas sobre o desempenho da economia do país, a segunda maior do mundo, após alguns dados macroeconômicos medíocres nos últimos meses.

Além disso, nas últimas semanas está acontecendo uma saída de investimentos em iuanes após a desvalorização da divisa chinesa no início deste mês, e com a qual Pequim queria estimular as exportações, grande motor do crescimento para o gigante asiático. EFE

abc/ma