IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ampliação do Canal do Panamá será inaugurada em 26 de junho

23/03/2016 13h59

Panamá, 23 mar (EFE).- A ampliação do Canal do Panamá será inaugurada dia 26 de junho, anunciou nesta quarta-feira o administrador da via, Jorge Quijano.

"Após ter passado por provas críticas neste fim de semana, chegamos à conclusão que a data de inauguração é 26 de junho deste ano", declarou o administrador da Autoridade do Canal do Panamá (ACP).

O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, anunciou que "a partir deste momento se ativa um protocolo" para o evento de inauguração e que já estão enviando "convites" a dignatários da América e a usuários da via interoceânica.

Varela e Quijano fizeram o anúncio durante a inauguração do Centro de Capacitação de Manobras de Navios em Escala, construído para preparar os funcionários do canal para a entrada em serviço da ampliação.

Em dezembro, Quijano havia informado que a ampliação entraria em operações em uma data posterior à inauguração oficial da ampliação.

O projeto de ampliação, iniciado em 2007 com um orçamento global inicial de US$ 5,25 bilhões, deveria estar pronta em outubro de 2014, mas foi atrasadas por greves trabalhistas e um conflito contratual entre a ACP e o consórcio GUPC, liderado pela espanhola Sacyr, responsábel por construir os novos compartimentos de embarque da via.

A terceira pista de eclusas, crucial para a ampliação e que permitirá a passagem de navios Neopanamax, com capacidade para 13 mil contêineres, o triplo do atual, foi concedida à GUPC mediante licitação em um contrato avaliado em US$ 3,118 bilhões.

Pelo Canal do Panamá transitam agora cerca de 6% do comércio mundial.