IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aplicativo informa carga tributária de produtos

18/03/2013 15h52

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (18), começam as atividades da Campanha Nacional da Justiça Fiscal, “Quanto Custa o Brasil para Você?”, organizada pelo Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional). A novidade deste ano é o aplicativo “Na Real” que informa o custo da carga tributária de produtos e serviços.

O app foi desenvolvido com dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets que rodam com os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google.

Basta o usuário digitar o nome do produto e o preço e o aplicativo, então, calcula o custo de tributação indireta, sendo que a informação é apresentada como o percentual do tributo e como o valor recolhido aos cofres públicos. Segundo o presidente do sindicato, Allan Titonelli Nunes, o aplicativo foi criado para que as pessoas saibam, de forma didática, o quanto de imposto é cobrado em cada produto.

Campanha
Criada em 2009, a campanha se transformou em movimento social, com ações em aeroportos e grandes centros urbanos, ganhando força principalmente por meio das redes sociais da internet.

Durante toda a semana, de 18 a 22 de março, um estande funcionará no Shopping Conjunto Nacional, na região central de Brasília. A população terá a oportunidade de conhecer o aplicativo e receber a cartilha informativa da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?” e o Manual do Contribuinte.

No dia 21 de março, ocorrerá também mobilização no Congresso Nacional. Está marcado ato público pelo Dia Nacional da Justiça Fiscal, a partir das 10h, no plenário 13, do Anexo II da Câmara dos Deputados.