IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Amigos trazem mais felicidade que dinheiro, afirma pesquisa britânica

08/07/2013 09h57

SÃO PAULO – A grande questão se dinheiro traz felicidade ou não foi testada pela universidade britânica LSE ( London School of Economics ) e o resultado foi que os amigos e parentes trazem mais felicidade do que uma conta “gorda” no banco.

As conclusões foram baseadas em dois testes que mediram como o salário e os laços sociais de uma pessoa influenciam a sua sensação de bem-estar em diferentes circunstâncias.

A pesquisa mostrou que quando os entrevistados eram induzidos a pensar na comunidade ou na família, as respostas mostravam que a renda não tinha efeitos sobre o seu bem-estar. As pessoas que tinham mais relações com amigos e familiares tendiam a ser mais felizes em todas as circunstâncias apresentadas no estudo, independentemente se estivessem pensando em dinheiro ou não.

Para a professora da London School of Economics and Political Science, Dra. Ilka Gleibs, ganhar mais dinheiro pode fazer as pessoas se sentirem melhor, mas apenas sob certas circunstâncias.

“Fortes ligações de amizade e familiares são muito mais consistente em proporcionar às pessoas sentimentos de bem-estar do que um salário mais elevado”, explica.