IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neto de megainvestidor Warren Buffett quer investir em empresas sustentáveis

26/11/2015 15h18Atualizada em 26/11/2015 20h32

SÃO PAULO – Em reportagens dos sites "Business Insider" e "New York Times", o perfil arrojado de Howard Buffett, neto de Warren Buffett, é mostrado por meio de sua arriscada empreitada no mercado financeiro: criar a Berkshire Hathaway dos investimentos em empresas sustentáveis e que terão impacto positivo na sociedade.

A ideia do jovem de 32 anos é replicar algumas das estratégias empregadas pelo conglomerado do avô, mas caminhar com as próprias pernas. Desde o começo, Buffett neto deixou bem claro para seu sócio na empreitada, Trevor Neilson, que ele não esperasse por uma dependência ou pedidos de conselho para seu avô.

Embora o guru dos investimentos tenha tradicionalmente adquirido empresas robustas e com apelo atemporal, Buffett neto está adotando uma abordagem mais voltada para o futuro. O plano para a nova empresa, denominada i(x) Investments, é o de investir na fase inicial em empresas subvalorizadas, que estão trabalhando em questões como energia limpa, agricultura sustentável e falta de água.

“Os investidores no passado não viam seus investimentos como uma expressão de seus valores”, disse Neilson. “Há uma consciência em evolução no mundo, que apresenta uma oportunidade histórica tanto para a mudança social, quanto para o lucro”.

Agora, dizem os fundadores da i(x), investidores querem colocar seu capital para trabalhar de uma forma que não irá simplesmente evitar o mal, mas que efetivamente fará algo de bom para o mundo.