IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tecnologia cardíaca Organ Care System (OCS?) da TransMedics® foi usada para realizar a primeira série de transplantes de coração do mundo em humanos adultos com doadores após a morte circulatória (doadores DCD), no hospital St Vincent's, em Sydney, Austrália

TransMedics, Inc.

24/10/2014 16h12

ANDOVER, Massachusetts, 24 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- A TransMedics anuncia que sua tecnologia cardíaca OCS™ foi usada para preservar a avaliar a primeira série de três procedimentos bem sucedidos de transplante de coração em adultos do mundo, com corações doados pelos doadores após a morte circulatória (DCD), realizados pela equipe de transplante de coração do hospital St. Vincent's. Todos os pacientes que receberam esses transplantes inovadores se recuperaram muito bem. Essa conquista representa um novo marco fundamental nos transplantes de coração do mundo todo, e foi realizada após a pesquisa translacional, básica e pioneira do Instituto de Pesquisas Cardíacas Victor Chang e do hospital St Vincent's, com o uso da tecnologia cardíaca OCS™.

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20141024/154161

Esses corações foram retirados de doadores cujo coração parou de bater. Atualmente, esses doadores DCD não são considerados para o transplante de órgãos devido às limitações da técnica de preservação de armazenagem a frio. Esses corações foram retirados, ressuscitados a um estado normal de batimento e avaliados clinicamente com o uso da tecnologia cardíaca OCS™ da TransMedics. A plataforma da tecnologia OCS™ é o único dispositivo médico capaz de manter os órgãos doados em um estado quase fisiológico e em funcionamento fora do corpo humano, desde que o órgão é retirado do doador até que esteja pronto para ser transplantado em um receptor compatível.

"O sistema cardíaco OCS™ foi primordial para o sucesso desse marco clínico no transplante de coração, pois nos permitiu avaliar por completo a função do coração do doador e seu estado metabólico antes do transplante", afirmou o Dr. Kumud Dhital, Prof. de cirurgia cardiotorácica do hospital St. Vincent's e cirurgião líder que realizou os transplantes de coração DCD.

"A capacidade de transplantar com segurança o coração do doador DCD pode ser uma mudança de paradigma para aumentar potencialmente o acervo de corações de doadores viáveis, e assim ajudar um número maior de pacientes com insuficiência cardíaca em estágio terminal", afirmou o Dr. Waleed Hassanein, presidente e diretor geral da TransMedics, Inc. "Estamos ativamente envolvidos em quatro grandes ensaios piloto para corações, pulmões e fígados nos EUA, para levar a tecnologia revolucionária OCS™ ao mercado dos EUA, provavelmente em 2015", afirmou o Dr. Hassanein.

O que é o Organ Care System (OCS™) da TransMedics?

Desde o advento do transplante de órgãos, a base da preservação de órgãos é a armazenagem por isquemia fria (colocar os órgãos no gelo). Embora o objetivo desse método seja reduzir a extensão dos danos a órgãos durante o transporte, ainda ocorre uma deterioração considerável do órgão doado. Quanto maior o tempo em que o órgão fica no gelo, maior o dano. Além disso, a técnica de armazenagem a frio não permite nenhuma ressuscitação ou avaliação enquanto o órgão é transportado do doador até o receptor. Devido às limitações da armazenagem a frio, estima-se que de 60% a 65% dos corações doados no mundo todo acabam não sendo usados para transplante.

A TransMedics desenvolveu o único dispositivo médico portátil do mundo capaz de superar as limitações da armazenagem a frio para o transplante de órgãos. A tecnologia OCS™ foi desenvolvida para oferecer uma solução abrangente às três principais limitações da técnica de armazenagem a frio, pois:

Minimiza o dano da isquemia fria ao fazer a perfusão do coração com sangue oxigenado quente; Otimiza a condição do órgão ao repor oxigênio, nutrientes e hormônios que se esgotariam; Proporciona monitoramento e avaliação contínuos do órgão até o local do transplante. Esses recursos exclusivos da tecnologia OCS têm potencial para:

Aumentar a utilização dos atuais órgãos doados; Melhorar a sobrevida do paciente; Reduzir as complicações pós-transplante; Melhorar o custo-benefício do procedimento de transplante. Sobre a TransMedics, Inc.

A TransMedics Inc. é líder mundial em máquinas portáteis de perfusão ex vivo e avaliação de órgãos doados para transplante. Com sede em Andover, Massachusetts, a empresa foi fundada para enfrentar a necessidade não atendida por mais e melhores órgãos para transplante. Para mais informações, acesse www.TransMedics.com

FONTE TransMedics, Inc.