IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mozzarellas de Búfala adulteradas na mira do Selo de Pureza 100% Búfalo

Selo de Pureza da Búfala

05/11/2014 17h30

SÃO PAULO, 5 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) dá um importante passo na consolidação do Programa de Pureza para concessão do direito de uso da marca Selo de Pureza 100% Búfalo ao ampliar seu processo de fiscalização. A partir de uma nova etapa, mesmo os laticínios que não participam do Programa terão seus produtos analisados.

A ABCB tem constatado que muitos laticínios que produzem queijos derivados do leite de búfala misturam leite de vaca aos produtos, diante disso, ABCB outorgou ao Instituto Totum, organismo de certificação, o gerenciamento, a coordenação e a fiscalização do Programa de Pureza.

O instituto coordenará a coleta de produtos e envio das amostras para o laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realização de testes de DNA, conforme a Norma Técnica específica e elaboração de laudos.

As marcas que obtenham resultados que se enquadrem nas especificações da Norma Técnica, serão convidadas a integrar o Programa de Pureza.  Caso os resultados não se enquadrem, o Instituto Totum preparará um relatório, onde constarão resultados com prova e contraprova, e o encaminhará aos laticínios.

Avaliação dos Primeiros Resultados

Os resultados dos primeiros laudos a partir de análises de doze marcas atuantes no mercado foram baseados em testes de quantificação de material de origem bovina e bubalina, com prova e contraprova, com precisão de 99,99% na detecção de DNA bovino em concentração maior ou igual a 1%. Conforme parâmetro definido pela ABCB, estão dentro do Padrão do Selo de Pureza as amostras com presença de DNA bubalino igual ou superior a 99 % na composição.

De acordo com o resultado das análises das amostras das marcas, nove atendem os padrões do Selo e três tiveram produtos fora dos padrões, com porcentuais que chegaram até 90% de leite de vaca contra 10% de búfala.

Das nove aprovadas, oito já aderiram ao programa do Selo de Pureza 100% Búfalo. A marca com resultado satisfatório que ainda não possui o direito de usar o Selo será informada sobre o resultado e convidada pela ABCB a integrar o programa.

Marcas com Selo de Pureza

As marcas puras e com o Selo de Pureza 100% Búfalo são:

La Vera, Bufalíssima Natal, Estância Alambari, Di Bufalo, Búfala Almeida Prado, Búfalo D'Oeste, Búfalo Dourado e Bom Destino.

www.selodabufala.com.br

Charles Mendes – Favo Comunicação

charles@favocomunicacao.com.br

mendes.charles@gmail.com

11-95957-7528

FONTE Selo de Pureza da Búfala