IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ethan Zucherman abre IT FORUM EXPO/ BLACK HAT

IT Forum Expo / Black Hat

25/11/2014 18h57

SÃO PAULO, 25 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- Ethan Zucherman, diretor do Center for Civic Media do MIT, professor do Media Lab e co-fundador da comunidade Global Voices abriu o primeiro dia de evento do IT Forum Expo/ Black Hat, principal feira de Tecnologia da Informação da América Latina, falando sobre o grande poder da internet para a mobilização dos cidadãos. "O Brasil é um país que pode ensinar muito sobre a cidadania participativa ao mundo por meio da rede", diz.

O professor comentou sobre o poder de mudança promovido pela evolução da WWW (world wide web) que completa 25 anos. "Temos muito a celebrar, mas ainda muito a melhorar", comenta. Para o professor, a internet é uma ferramenta muito mais poderosa do que imaginamos, mas é preciso atenção, pois as discussões polêmicas na internet podem ser ameaçadoras.

Ethan citou sobre o potencial presente na internet na mobilização social como uma ferramenta poderosa para intervenção e mudanças de governo, citando o caso da Primavera Árabe e até mesmo das manifestações brasileiras de junho de 2013. "O Brasil se uniu até para o marco civil. Só que não adianta promulgar uma lei, se existe utilização de serviços americanos. É preciso fazer isso valer construindo uma rede melhor no coletivo".

Por outro lado, ele abordou a questão do rastreamento de comunicação como parte de um cenário controverso e não democrático do mundo online. "Os não americanos são analisados sem restrições, e o que acreditávamos ser um espaço livre acaba sendo vigiado", explica. E propõe a alteração de criptografias como maneira de mudar a vigilância. Ele ainda comenta que até o uso da publicidade em banners digitais gerou um modelo de negócio novo na internet.

Para Ethan, não podemos ficar satisfeitos com uma web boa e ir além. "Depende de nós e não das grandes empresas. Podemos utilizar a tecnologia para mudar nosso papel na cidadania e ainda temos tempo para isso", finaliza.

Serviço:

IT FORUM EXPO / BLACK HAT 

Data: 25 e 26 de novembro de 2014 

Horário da área de exposição: 10h às 19h 

Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - São Paulo - SP

Site Oficial: www.itforumexpo.com.br

Contato:

Assessoria de Imprensa – Fato Relevante

Tel.: (11) 4328-3490/91

Adriana S. Silva: adriana@agenciafatorelevante.com.br ou

Nívea Biazotto: nivea@agenciafatorelevante.com.br

FONTE IT Forum Expo / Black Hat