IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reação à crise marca debates do FÓRUM NACIONAL DO VAREJO, CONSUMO e SHOPPING CENTERS

FÓRUM NACIONAL DO VAREJO

21/03/2016 18h00

SÃO PAULO, 21 de março de 2016 /PRNewswire/ -- Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcelo Maia, o comércio deve estar no centro da recuperação econômica do País, pois é o maior empregador do Brasil – atrás apenas do poder público. Dados apresentados pelo secretário indicam que o varejo cresceu muito nos últimos anos, passando de 65% a 72% na representação do PIB nacional, entre 2003 e 2015. Deste número, 12% se referem ao comércio. Maia esteve ao lado de importantes empresários para debater estratégias para o desenvolvimento da indústria varejista, durante o 4º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO, CONSUMO e SHOPPING CENTERS, nesse sábado (19), em Guarujá, SP.

 

Legenda da Foto: Marcelo Maia, secretário do MDIC, fala sobre a recuperação do Varejo

Crédito: Gustavo Rampini

O vice-governador de São Paulo, Márcio França, falou sobre a movimentação do setor mesmo diante de um cenário difícil. "Somente a cidade de São Paulo abriu 275 mil novas empresas em 2015. Ainda que isso, em parte, possa ser reflexo do desemprego, demonstra o espírito empreendedor das pessoas". O posicionamento do governo também foi lembrado pelos empresários como fator importante para a independência e renovação do setor. "O fim do ciclo da estatização começa com um novo ciclo do livre mercado. Esse fato tem levado todos os países no caminho certo", afirmou FLÁVIO ROCHA, CEO da RIACHUELO.

"As pessoas mudam hábitos durante a crise. No Brasil, 59% reduziram compras e 66% buscam preços mais acessíveis", afirmou Adriano Araújo, CEO da DUNNHUMBY, que mapeou os US$ 600 bilhões de gastos no varejo em todo o mundo e traçou um perfil do consumidor brasileiro no cenário econômico atual. As análises da empresa mostram que a tendência agora é economizar em itens essenciais para adquirir experiências de compra.

O novo perfil do consumidor também foi abordado por Julio Zaguini, diretor de relações com o mercado do GOOGLE BRASIL. "Os consumidores ainda vão às lojas, mas já muito informados, apenas para definir a compra", destacou. Segundo ele, é preciso propiciar experiências e continuar a surpreender e agradar sempre".

O FORUM NACIONAL DO VAREJO, CONSUMO E SHOPPING CENTERS conta com o patrocínio da BASF e FS, além do apoio da 3M e MAPFRE. Houve também participação da REDE RECORD e participação especial da ACCENTURE, ATENTO, GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. PAN SEGUROS, RIACHUELO e UOL são colaboradores. São fornecedores oficiais ÁGUA PLATINA, ANTILHAS, BACCIO DI LATTE, CERATTI, CERVEJARIA MADALENA, CDI, ECCAPLAN, FRUTARIA, FOM, GRUPO BEM, KELLOGG'S, RODOBENS COMUNICAÇÃO e TALENT. ATMO, as rádios BAND AM e BAND NEWS, EDITORA GLOBO, os jornais ESTADÃO e PROPAGANDA & MARKETING, PR NEWSWIRE, REVISTA VAREJO e TV LIDE são mídia partners.

Contato:

Pamela Viotto

3039-6069

pamelaviotto@grupodoria.com.br

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2016-03-21/original/2943.jpg )

FONTE FÓRUM NACIONAL DO VAREJO