IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dois americanos ganham o Prêmio Nobel de Economia

Os vencedores Alvin E. Roth e Lloyid S. Shapley  - Arte/UOL
Os vencedores Alvin E. Roth e Lloyid S. Shapley Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/10/2012 08h13Atualizada em 15/10/2012 13h50

Os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2012 foram os matemáticos norte-americanos Alvin E. Roth, 60, e Lloyd S. Shapley, 89, por pesquisas que mostram como unir diferentes agentes econômicos, como estudantes e escolas ou doadores de órgãos e pacientes. Os nomes foram anunciados nesta segunda-feira (15)

A Real Academia Sueca de Ciências, que concede o prêmio de 8 milhões de coroas (US$ 1,2 milhão), chamou o trabalho deles de um exemplo notável de engenharia econômica. Tore Ellingsen, um membro do comitê do Nobel e professor na Escola de Economia de Estocolmo, disse que a questão central quando os recursos são escassos é quem recebe o quê.

"Qual trabalhador recebe qual trabalho? Que aluno vai para qual escola? Qual paciente tem acesso a qual órgão para transplante. A teoria da combinação explica como os resultados dependem do procedimento de combinação escolhido", disse Ellingsen.

A citação do prêmio afirmou que Shapley, professor emérito da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, tinha usado a teoria dos jogos para comparar vários métodos de combinação e certificar que as combinações eram aceitáveis para todas as partes. Roth deu seguimento aos resultados de Shapley em uma série de estudos empíricos. "Tenho certeza que quando eu for à aula, esta manhã, meus alunos vão prestar mais atenção", brincou Roth, que leciona na Universidade de Stanford e Harvard, em conferência por telefone, da Califórnia.

"Cortejo" do mercado

Roth, que estava dormindo quando foi feita a ligação de Estocolmo e perdeu a primeira chamada, disse que o prêmio era inimaginável e inesperado: "Certamente é esperado que Lloyd Shapley deva ganhar o prêmio. Teria sido um descuido grave se ele não o ganhasse. Então, eu estou feliz de compartilhar isso com ele."

Ele descreveu seu trabalho como estudar o "cortejo" de muitos tipos: "Combinar... tem a ver com como você consegue as coisas que não pode apenas escolher, mas também tem que ser escolhido", disse ele à agência "Reuters".

"Você não pode simplesmente ter o que você quer, você tem que fazer algum tipo de cortejo e tem cortejo dos dois lados e nós estudamos os processos do mercado pelos quais esses tipos de cortejo são resolvidos."

Prêmio

O prêmio de economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado pelo banco central da Suécia em 1968. Não fazia parte do grupo original de prêmios, para as ciências e promoção da paz, que foi estabelecido em 1895 no testamento de Nobel, inventor da dinamite.

Roth é cofundador do Programa da Nova Inglaterra para Transplante de Rins, que se baseia na teoria da combinação de mercados para combinar doadores de rins compatíveis e recebedores.

União Europeia ganha Nobel da Paz

Na sexta-feira (12), a União Europeia (UE) venceu o Prêmio Nobel da Paz por promover a democracia e direitos humanos por mais de seis décadas, numa premiação vista como uma injeção de ânimo num momento em que o bloco sofre para resolver sua crise econômica.

2011

O Prêmio Nobel de Economia de 2011 foi atribuído aos norte-americanos Thomas J. Sargent e Christopher A. Sims, que pesquisaram as relações de causalidade entre a política econômica e diferentes variáveis macroeconômicas como o PIB, a inflação, o emprego e os investidores.

(Com informações da Reuters)