IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência de risco melhora perspectiva para a economia dos EUA

Do UOL, em São Paulo

10/06/2013 11h03

A agência de classificação de risco Standard & Poor's melhorou nesta segunda-feira (10) sua perspectiva de rating do governo dos Estados Unidos para "estável", ante "negativa", informando que as chances de rebaixamento do país são "menores que uma em três".

Em agosto de 2011, a S&P havia se tornado a primeira agência de classificação de risco a rebaixar o rating soberano dos Estados Unidos de "AAA" para "AA+", segunda maior classificação, e havia deixado a perspectiva de crédito em "negativa" naquela época.

A S&P informou em comunicado que as recentes melhoras na arrecadação tributária e as medidas adotadas para lidar com questões orçamentárias de longo prazo melhoraram as perspectivas para os Estados Unidos.

Entretanto, a agência levantou preocupações sobre a capacidade das autoridades de lidarem com questões antigas devido ao aprofundamento das divisões partidárias em Washington na última década.

"Acreditamos que nosso atual rating 'AA+' já leva em conta uma capacidade menor das autoridades eleitas dos Estados Unidos de reagirem rapidamente e efetivamente a pressões das finanças públicas no longo prazo, em comparação com autoridades de alguns países com rating mais alto, e esperamos repetidos debates sobre a elevação do teto da dívida", informou a agência em comunicado.

As agências rivais Moody's e Fitch atualmente classificam os EUA como triplo A.

(Com Reuters)