Agência de risco melhora perspectiva para a economia dos EUA
A agência de classificação de risco Standard & Poor's melhorou nesta segunda-feira (10) sua perspectiva de rating do governo dos Estados Unidos para "estável", ante "negativa", informando que as chances de rebaixamento do país são "menores que uma em três".
Em agosto de 2011, a S&P havia se tornado a primeira agência de classificação de risco a rebaixar o rating soberano dos Estados Unidos de "AAA" para "AA+", segunda maior classificação, e havia deixado a perspectiva de crédito em "negativa" naquela época.
A S&P informou em comunicado que as recentes melhoras na arrecadação tributária e as medidas adotadas para lidar com questões orçamentárias de longo prazo melhoraram as perspectivas para os Estados Unidos.
Entretanto, a agência levantou preocupações sobre a capacidade das autoridades de lidarem com questões antigas devido ao aprofundamento das divisões partidárias em Washington na última década.
"Acreditamos que nosso atual rating 'AA+' já leva em conta uma capacidade menor das autoridades eleitas dos Estados Unidos de reagirem rapidamente e efetivamente a pressões das finanças públicas no longo prazo, em comparação com autoridades de alguns países com rating mais alto, e esperamos repetidos debates sobre a elevação do teto da dívida", informou a agência em comunicado.
As agências rivais Moody's e Fitch atualmente classificam os EUA como triplo A.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.